CORREDOR CULTURAL: Conetur realiza ações culturais na Resex Cuniã/São Carlos

O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) está realizando esta semana uma visita técnica à Resex Cuniã/São Carlos, em Porto Velho, para conhecer e mapear o potencial turístico daquela região do Baixo Madeira. A visita terá a duração de dias e termina nesta quarta-feira 07.12.

“A região do Baixo Madeira possui um potencial turístico pouco conhecido, e restrito a pessoas que realizam algum tipo de projeto social ou cultural na região. Precisamos conhecer melhor essas tradições e seus personagens e torná-los atrativos como produto turístico. Há muita coisa a ser explorada aqui, além de belezas naturais”, disse o vice-presidente do Conetur Íris Fernando de Castro.

A visita acontece paralelamente, à execução do Projeto Corredor Cultural, realizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE nos distritos de São Carlos e localidade do Cuniã. O projeto visa a realização de uma imersão sociocultural e ambiental nas duas comunidades e pretende dar a elas o empoderamento, o reconhecimento e a visibilidade de suas culturas tradicionais.

Segundo o presidente do Conetur e presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Raniery Coelho, as atividades do projeto têm como ação fundamental a preservação dos saberes e fazeres e a preservação da identidade ribeirinha como patrimônio Cultural.

O superintendente estadual de Turismo, Gilvan Pereira Castro, faz parte da equipe técnica que está visitando os distritos. Além do Governo de Rondônia, São parceiros do Conetur ação o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria de Indústria,

Comércio, Turismo e Trabalho (SEMDESTUR); Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RO; Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR); Associação Brasileira de Agências de Viagens de Rondônia (ABAV/RO), Associação de Jovens Empresários de Rondônia (AJE); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON); e Sistema OCB/SESCOOP Rondônia.

PROGRAMAÇÃO
O Corredor Cultural planejou uma série de atividades junto àquelas comunidades alvos do projeto, no adro da Igreja de São Carlos. Na terça-feira, as atividades começaram com as “Contações de Histórias” – apresentada por Emilly Lamarão e Amanara Brandão; em seguida teve a Performance “Dança Cura”, com Kaline Leigue, “Cortejo Cultural” – Apresentação de violino, guarda-chuva de poesias, brincadeira de fitas, e intervenções performáticas.
No final da tarde a comunidade se reuniu para a exibição de filmes e roda de conversas com a exibição das obras “Criaturas”, “Nazaré do verde ao Barro” e “Encontro dos Rios”. Fechando a programação de terça-feira houve o “Jantar Cultural” com a apresentação musical com grupo de pagode daquela localidade.
Nesta quarta-feira, o projeto rumou para a Reserva Extrativista do Cuniã. Pela manhã houve visitação aos núcleos residenciais (Araçá e Silva Lopes Araújo) e Contações de histórias; à tarde, visitação aos núcleos residenciais de Pupunhas, Neves e Bela Palmeira; Homenagens às Mulheres do Cuniã (com apresentação de violino, dança e teatro); fechando a programação, a exibição de filmes e roda de Conversas.

Deixe seu coméntário