A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou esta semana que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em nível nacional, subiu 1,4% em setembro, alcançando 84,4 pontos, seguindo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano. O patamar supera em 16,5% o resultado de setembro do ano passado.
O aumento foi influenciado pela melhora do mercado de trabalho e a Renda Atual, com alta de 2,1%, para 99,1 pontos. Na comparação com setembro de 2021, o componente subiu 25,6%. A CNC analisa que se deve a ação do governo federal a melhoria, em especial por conta do programa de ajuda, de vez que contribuíram para isto o aumento do valor do Auxílio Brasil e a recuperação de parte do poder de compra decorrente das deflações de julho e agosto.
Para as famílias com renda abaixo de dez salários-mínimos, a alta foi inclusive mais expressiva (2,2%), o que corrobora a influência dos programas de renda.
Intenção de Consumo de Porto Velho é a maior do ano e dos últimos 12 meses

A intenção de consumo das famílias de Porto Velho, por sua vez, permaneceu em crescimento pelo 3º mês alcançando o seu maior patamar em 12 meses (73,8 pontos), ou seja, 2,2% maior do que o alcançado em setembro do ano passado (72,2 pontos) e 2,3% maior do que o resultado de setembro deste ano (72,1 pontos).
Três sub-índices se destacaram apresentando crescimento melhores, que são a Perspectiva Profissional com crescimento de 4,3%, a Compra a Prazo (Acesso à Crédito) com 3,2% de aumento e o Nível de Consumo Atual (2,9 %), o que proporcionou ao indicador alcançar o maior patamar deste ano e em doze meses.
Nenhum indicador teve resultados negativos e o menor deles, que foi a Perspectiva de Consumo cresceu 0,7%. Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, as perspectivas de crescimento contínuo até o final do ano são promissoras.
“O continuado aumento da Intenção de Consumo de Porto Velho consolida a tendência e aumenta a nossa projeção de uma sensível melhoria do consumo nos próximos meses, principalmente levando em consideração que teremos datas comemorativas importantes como o Dia das Crianças e a Black Friday, que, juntamente com a realização da Copa do Mundo e as festas de fim de ano nos dão esperança de que teremos o melhor fim de ano dos últimos tempos”.
Para o dirigente empresarial, “mesmo com as incertezas, inclusive provenientes do processo eleitoral, os resultados indicam que o consumo em Rondônia continua se recuperando em relação ao ano passado e tende a aumentar com as vendas de final de ano”.