Fecomércio-RO e Prefeitura de Porto Velho discutem propostas para o desenvolvimento econômico da capital

Encontro foi marcado por apresentações de demandas dos empresários
para área da mobilidade urbana, transporte, infraestrutura e segurança pública

Na última terça-feira (21), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) – representada pelo Diretor Evaldo Maia, diretor e presidente do Sindlojas Antônio Ribeiro das Neves; pela Consultora Executiva Cileide de Macedo; e pelo economista Sílvio Persivo –, participou de uma videoconferência, a convite da Prefeitura de Porto Velho, com o Secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Anderson da Silva Pereira; e com a Subsecretária da Receita Municipal (Semfaz), Maria Sandra Bandeira, no intuito de discutir propostas para o desenvolvimento do comércio na cidade.
Durante o encontro, o Secretário da Semtran destacou a importância do comércio para a economia local e reforçou que o objetivo da reunião era afirmar o compromisso da gestão municipal em apoiar e ouvir os empresários e empreendedores para conhecer melhor suas demandas. Diante da presença da Semtran e Semfaz, dois pontos de reinvindicações foram destacados pela equipe da Fecomércio: a mobilidade urbana e a desburocratização de serviços fiscais. O diretor da Federação e Presidente do Sindilojas, Antônio Ribeiro das Neves, falou sobre a importância de avaliação e implantação de um plano de engenharia de tráfego para amenizar e resolver o problema do congestionamento de trânsito da cidade e para melhoria da mobilidade urbana dos centros comerciais.
Para o diretor Evaldo Maia, é “preciso rever a estrutura do tráfego dos centros comerciais de Porto Velho, pois atualmente temos um cenário que dificulta a boa circulação de clientes. Ao pensarmos novos fluxos de trânsito, evitaremos não só acidentes, como também fomentaremos o comércio local por meio da acessibilidade e segurança dos consumidores”, destacou o diretor.
Já o economista Silvio Persivo, por sua vez, aproveitou a presença da Semfaz para sugerir que a Prefeitura adote algumas ações que auxiliem e fortaleçam às iniciativas comerciais, como a simplificação de processos tributários e a criação de incentivos fiscais. O economista sugere que Porto Velho busque meios de avançar nos trâmites de desburocratização de emissão de alvarás, por exemplo, dentre outras documentações necessárias ao fortalecimento do comércio local.
Em um quadro geral, a Consultora Executiva da Fecomércio-RO, Cileide de Macedo, apresentou aos representantes da Prefeitura de Porto Velho algumas demandas do setor na área de infraestrutura, segurança pública, mobilidade urbana, turismo e emprego. Dentre os principais pontos defendidos, estão:
• Infraestrutura: Revitalização dos estacionamentos de avenidas comerciais;
• Segurança Pública: Criação da Câmara Empresarial de Segurança, e Implementação da Guarda Municipal;
• Mobilidade Urbana: Estacionamento rotativo;
• Turismo: Defesa do modal aéreo em diálogo com a Prefeitura e a Implementação do programa de gestão de negócios para empreendimentos de turismo;
• Emprego: Inclusão do jovem aprendiz na gestão pública, com possibilidade de apresentação de parceria, por meio do Sistema Fecomércio, para treinamentos e formação de mão de obra.
Ao final da reunião, o Secretário Anderson da Silva Pereira sinalizou que levará em consideração as demandas apresentadas pelo setor e somará às iniciativas já em andamento pela gestão municipal. A Fecomércio-RO colocou-se à disposição para detalhar o plano de desenvolvimento do comércio de Porto Velho já iniciado pela instituição e mostrou-se aberta ao diálogo para união de forças em prol do avanço econômico municipal.

Deixe seu coméntário