Presidente da Fecomércio/RO acredita que o resultado de fevereiro aponta para vendas do comércio melhores que no ano passado

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em termos nacionais, apresentou tendência positiva em fevereiro. O indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 0,4% no mês, alcançando 77,6 pontos, o maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação anual, o aumento foi de 4,6%. Apesar de ter permanecido abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde abril de 2015, o índice torna este ano mais otimista do que o do ano passado, quando, em fevereiro, foi de 74,2 pontos.
É preciso ver também que o subíndice Consumo Atual teve o avanço mais significativo do mês, de 3,9%, e mais intenso do que o de janeiro (0,8%). Além disto, também registrou o maior percentual de famílias que perceberam um aumento do seu consumo desde abril de 2020, 16,0%. A Renda Atual apresentou comportamento semelhante, com aumento de 2,1% e o maior percentual de famílias que perceberam uma melhora na sua renda desde junho do ano passado, 21,7%.
A Intenção de Consumo das Famílias de Porto Velho, no entanto, permaneceu praticamente estável, com uma queda de 71,2 pontos para 70 pontos, o que é um bom resultado considerando que o indicador de dezembro de 2021 foi de 72,2 pontos. É preciso considerar que fevereiro é um mês com as paralizações do carnaval, bem como mais curto, com menor quantidade de dias.
Os subíndices Emprego Atual, que se manteve praticamente estável, e o crescimento da Perspectiva Profissional 2,4% e da Renda Atual (4,6%) são os lados promissores da pesquisa. No entanto, a Intenção de Consumo das Famílias de Porto Velho permanecem sendo -9,8% menor que a nacional. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia, Raniery Araujo Coelho, avaliou que os dados apontam uma percepção mais otimista dos consumidores em relação ao emprego e à renda. Segundo ele o que se pode observar é de que “mesmo ainda existindo cautela dos consumidores, já se percebe uma evolução do poder de compra no curto prazo. Basta ver que o crescimento do índice Consumo Atual dá sinais de que podemos esperar um ano com melhor desempenho de nossa economia”.
ÍNDICE ICF
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.
Trata-se de um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, tornando-o uma ferramenta poderosa para a própria política econômica, para as atividades produtivas, para consultorias e instituições financeiras.