Membros do Conselho Empresarial de Turismo e Semed alinham ações para a Agrovila Rio Verde


Reunidos na manhã desta quarta-feira, 10 na Fecomércio com a equipe da Semed – Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, membros do Conselho Empresarial de Turismo trataram dos detalhes para o atendimento de demandas visando a melhoria das condições de vida das comunidades da Agrovila Rio Verde, no Município de Porto Velho.
O objetivo é encaminhar ações integradas que vão desde a melhoria de condições de transportes, sejam, terrestre e fluvial, para facilitar o acesso das crianças nas escolas rurais da agrovila. Os estudantes dependem de transporte de barco e de ônibus para chegarem as escolas.
São locais de difícil acesso e deslocamentos demorados. Ações voltadas ao lazer e assistência de saúde também estão entre os benefícios a serem desenvolvidos em parceria. A assessora da presidência da Fecomércio, Ely Cristina Almeida, apresentou o projeto do Conetur a equipe técnica da Semed e diretores de escolas de comunidades ribeirinhas do Rio Madeira, da Agrovila Rio Verde.
Estiveram presentes, os membros do Conetur, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, a diretora da divisão de ensino rural da Semes, Lina Margonar, a gerente da divisão de ensino rural da Semes, a diretora da divisão de ensino rural da Semes, Adomice Maria Bezerra, o diretor da escola da Vale do Jamari, na Vila Calderita, Edson Leite de Oliveira e a diretora da Escola São Luiz Gonzaga, da comunidade de Brasileira, Maria Auxiliadora de Souza e a assessora técnica da Fecomércio, Vera Motomya.

A consultora executiva da Fecomércio, Cileide de Macedo reforçou a importância das ações conjuntas com as instituições públicas e privadas parcerias do Conselho Empresarial de Turismo do Estado de Rondônia (Conetur). O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE atua no fomento destas ações para a união de forças em benefício das comunidades, neste caso em especial, das famílias que moram na região da Agrovila Rio Verde, em Porto Velho.
As melhorias para o acesso à educação dos estudantes da zona rural é uma das bandeiras do Conetur, que faca na preservação da história e a viabilidade socioeconômica com o turismo nestas comunidades.
A gerente de ensino rural da Semes, Lina Margonar levará as demandas para a secretária de Educação de Porto Velho, para que as demandas sejam atendidas através de ações conjuntas, fruto desta grande parceria, segundo Lina Margonar, ao destacar a importância do encontro de trabalho, na Fecomércio.
Durante a reunião, a diretora da Escola São Luiz Gonzaga, da Vila Brasileira, se emocionou ao falar sobre a preocupação do Conetur em levar benfeitorias à comunidade. “É de uma grandeza enorme. A comunidade ser lembrada. Fico muito feliz”, disse a professor Maria Auxiliadora.

Deixe seu coméntário
Tags: No tags