Em visita a região da Agrovila Rio Verde, nesta terça-feira, 16 de agosto de 2022, membros do Conselho Empresarial (Conetur) envidaram os encaminhamentos das propostas de melhorias para a comunidade, com as demandas de capacitações e palestras de 22 a 26 de agosto de 2022. A proposta é colaborar com a qualificação de “mão de obra” da comunidade e melhoria da infraestrutura, com apoio da equipe de engenharia do DER, SEMAGRIC e do Sistema Fecomércio por meio do Sesc, a fim de promover adequação do asfalto na “rampa” da comunidade, que dá acesso aos rios Madeira, Candeias, Jamari e Rio Verde, considerando que é o único ponto de apoio para um importante atrativo turístico, atualmente os turistas e a comunidade têm acesso aos rios pela rampa pública, de forma precária gerando insegurança e risco de incidente.

Presentes nesta primeira semana de ações dos parceiros do Conetur na comunidade da Agrovila do Rio Verde, são: Sebrae, OCB e o sistema Fecomércio por meio do Sesc e Senac.
A OCB levará palestra voltada a sensibilização da educação ambiental, cooperativismo e associativismo. O Sebrae com palestra voltada a sustentabilidade. O Senac vai oferecer a oficina de café regional, utilizando os produtos da região.
A ideia é desenvolver o turismo receptivo na comunidade da região da Agrovila Rio Verde.
O Sistema Fecomércio, estará presente com a unidade móvel Sesc biblioteca, com equipe para atender as crianças e adolescentes que vão ter a oportunidade de viajar no mundo imaginário da Contação de histórias.

A oficina de sabão ecológico é outra grande ação a ser desenvolvida pelo Sistema, por meio do Sesc com o programa Mesa Brasil. Ensinar a fazer o sabão em barra e o sabão líquido, utilizando os resíduos de óleo de cozinha produzidos na comunidade.
Sustentabilidade acima de tudo. O óleo deixa de ser lançado no rio e de poluir a natureza, e se transforma em produto de limpeza, que pode gerar renda para comunidade.
O diretor da Fecomércio, Osmar Santana, reforçou que as demandas encaminhadas ao Conselho Empresarial de Turismo (Conetur) em benefício da comunidade, foram enviadas por meio de Cartas de solicitações aos órgãos competentes.
Estavam presentes SEMDESTUR, SETUR, OCB, SEMAGRIC, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE.
