MEMORIAL RONDON RECEBE PARCEIROS DO TURISMO RONDONIENSE NA ÚLTIMA REUNIÃO DE 2023 DO CONETUR

O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) realizou na tarde de quinta-feira, 06.12, no Memorial Rondon, em Porto Velho, sua última Reunião Ordinária de 2023 para a prestação de contas das atividades realizadas este ano e debate sobre os desafios para 2024.
O evento marcou também a posse dos novos membros do Conetur e a Cerimônia de posse da nova Diretoria da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Rondônia (ABAV-RO) e abordou a implantação do Vai Turismo em 2024 – um projeto coordenado pelo Presidente da CNC, José Roberto Tadros, voltado a estimular o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros.

Representantes da Superintendência de Turismo de Rondônia (Setur) e da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Velho (Semdestur) detalharam, na ocasião, as atividades realizadas por suas gestões no setor turístico de Porto Velho e do Estado. Ao final, todos participaram de um coffee-break na Oca do Memorial.

PARTICIPAÇÃO
A reunião foi aberta pelo Presidente em exercício do Conetur, Iris Fernandes, que parabenizou todos os membros do conselho, em nome do Presidente Raniery Coelho, pelo trabalho em prol do desenvolvimento do turismo em todo o Estado. “A união de esforços entre o Sistema Fecomércio-RO e os órgãos públicos e privados envolvidos neste projeto gigante deixa todos os participantes satisfeitos com o trabalho realizado. O Turismo do Estado de Rondônia avança a passos largos, guiado por esta parceria excepcional”, comentou Iris Fernandes.

Representando a Fecomércio-RO, o Diretor Genésio Teles ressaltou a importância do Conetur para o turismo de Rondônia. “Quero destacar o protagonismo da Fecomércio-RO na condução de um conselho que tem feito muito pelo turismo estadual. É perceptível o quanto já avançamos em termos de políticas públicas, através dessa parceria com a iniciativa privada e com as prefeituras. Estamos no caminho certo. O Turismo dentro de alguns anos poderá ser o diferencial da nossa economia”, avaliou.

A Presidente reeleita da ABAV-RO, Geânia Alves, falou do compromisso da associação com o setor turístico do Estado, e reconheceu que todo o trabalho que vem sendo desenvolvido não seria possível sem a participação dos parceiros dentro de um projeto grandioso e cheio de desafios. Na ocasião, Geânia e sua Diretoria Executiva foram empossadas para um novo mandato à frente da ABAV. “Aceitei este desafio por ter a plena convicção que não estarei sozinha. Contarei com o apoio dos demais componentes desta chapa que aceitaram dividir comigo a jornada pelos próximos 2 anos”, comentou.

Como convidado e parceiro da Fecomércio-RO, a 17ª. Brigada de Infantaria de Selva também enviou representante que detalhou o Projeto de Revitalização do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, que vai alavancar o turismo da região do Vale do Guaporé. O Chefe do Comando Maior Coronel Renato Rodgers disse que o Projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura e custará R$ 51 milhões. O projeto de revitalização vai contratar moradores da região para trabalhar na reforma, gerando emprego e renda. “Será um dos maiores projetos turísticos do Estado. E tenho plena confiança de que em 2026, quando o Forte completa 250 anos, estaremos inaugurando essa reforma”, disse.

ENTIDADES E PARTICIPANTES PRESENTES:
Genésio Teles (Diretor da Fecomércio-RO), Gilvan Ferreira (Superintendente Estadual de Turismo), Iris Fernandes (Presidente do Sindhotel e Vice-presidente do Conetur), Tereza Janete (Superintendente do Ministério do Trabalho), Coronel Renato Rodgers (17ª. Brigada de Infantaria de Selva), Jefley Rodrigues (Facer), Felipe Gurjão (Associação de Jovens Empresários – AJE), João Anselmo (Ministério do Trabalho), Paulo Volnei (ICMBios), Joana Joanora (Presidente do CDL/PVH), Marina Castro (Unir), Tatiane Sadeck (Semdestur), Alessandro Crispim (Sebrae-RO), Geania Alves (Presidente da ABAV-RO), Shirlene Santos (ABAV), Izaías Gomes (Condutor de Pesca), Arlete Bitencourt (Abahron), Arthur Virgílio (Ifro), Janaina Kelly Leite (Ifro), Cileide Macedo (Consultora Executiva – Fecomércio-RO), Tiago Mendes Correia (Associação Comercial e Empresarial de Machadinho do Oeste).