Presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Coelho, participa de entrevista no SBT da capital

Jornalista Julia Scherer questionou a retomada das atividades, liberação de máscara e atuação do sistema Fecomércio junto à classe empresarial e trabalhadora


O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Raniery Coelho, esteve na manhã desta terça-feira (15) no programa Allamanda TV, com apresentação da jornalista Júlia Scherer para falar sobre a atuação da Fecomércio e dos sindicatos patronais filiados, as perspectivas para o comércio, a importância da vacinação da Covid-19 e a retomada das compras por parte do consumidor nos segmentos do Comércio de Bens, Serviço e Turismo.

O presidente salientou que as vendas no mês de fevereiro, apesar de ser um mês mais curto, deram uma retomada positiva segundo dados fornecidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) através da Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que cresceu 0,4% no mês.  “Isso significa um início de retomada econômica, pois as famílias se sentem mais seguras em investir na aquisição de produtos de bens duráveis, além do básico do dia a dia” destacou.

Segundo ele, este resultado positivo é fruto do trabalho estratégico do próprio comerciante, que através das suas ações de comunicação e marketing tem conseguido atrair o consumidor para adquirir os produtos. Raniery lembrou também que hoje (15/03), como Dia Mundial do Consumidor, é preciso agradecer a todos aqueles que adquirem seus produtos dentro do Estado “gerando não só impostos, mas ajudando a criar novos empregos e renda para os trabalhadores locais”.

Refiz/Refaz

Também foi tema de destaque durante a entrevista, a questão da possibilidade que os comerciantes em débito com o fisco estadual e municipal (referindo-se a Porto Velho) sobre as possibilidades de buscar a negociação através do Refaz estadual (até 30 de junho com descontos nos juros e multas e parcelamento) e do Refiz na capital até dia 31 de março.

“Quem tiver a necessidade de buscar seu refinanciamento que procure logo seja através do seu contador ou diretamente nas secretarias de fazenda. Essas medidas governamentais certamente darão fôlego ao empresário para reinvestir em seu negócio” destacou Raniery Coelho.

Máscaras

Sobre o decreto estadual de liberação do uso de máscara, o presidente se posicionou favorável ao bom senso de cada um e seu livre arbítrio. Mas salientou que devido os avanços na vacinação em todo Estado a flexibilização é possível sim, assim como tem ocorrido em outros Estados. Mas pediu a colaboração daqueles que ainda não se vacinaram, que busquem os postos de vacinação e apliquem com brevidade suas doses e mantenham todos os protocolos de saúde, especialmente em casos de sintomas gripais.

Turismo

O presidente do sistema também falou sobre o setor de turismo em nosso estado, que cresce exponencialmente, com o turismo da pesca esportiva, de observação, histórico e de contemplação.

Apesar de ter sido o setor mais atingido pela pandemia, o turismo é o 4º maior empregador no mundo e o Sistema Fecomércio/RO, em conjunto com o Conselho Estadual de Turismo (Conetur), atuou fortemente em parceria com o governo do Estado e municípios para que fossem criadas medidas efetivas para retomada do setor no período de pandemia.

Agora está sendo realizado o planejamento do futuro do Turismo de Rondônia, integrando e conectando por meio do Conetur, a iniciativa privada e pública, a fim de elaborar propostas de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do turismo sustentável do Estado para os anos de 2023-2026. “Desta forma, se construirá um Plano de Trabalho, de desenvolvimento e incentivos para os empresários do trade turístico, com a criação de rotas e roteiros” finalizou Raniery.

[rl_gallery id=”1106″]
Deixe seu coméntário