O Diretor de Projetos Sociais do Sesc em Rondônia, Daniel Almeida, foi recebido na manhã de segunda-feira 31.10, pela secretária municipal de Turismo de Porto Velho, Glayce Anne Bezerra, para trocar informações e discutirem possíveis parcerias no setor turístico da capital. Também estiveram na reunião a turismóloga do Sesc, Jeanne Paulino, e a turismóloga da Semdetur, Tatiane Sadeck.
No debate, a secretária de turismo demonstrou sua preocupação com o turismo receptivo da cidade e detalhou o trabalho que a secretaria vem realizando pelo setor, através do Projeto “O Melhor de Porto Velho”. “Temos buscado principalmente o comprometimento com ABAV/RO, que é representante das agências de viagens, para que adotem as ferramentas de identidade promocional para fortalecer o receptivo turístico da capital”, ressaltou.
Daniel Almeida disse que o Sistema Fecomércio é um grande parceiro da Semdestur e a proposta do presidente do Conetur – Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade – Raniery Coelho, é que o sistema tenha participação decisiva no projeto turístico como forma de contribuição para o fortalecimento do turismo receptivo.
“O Sesc tem pioneirismo e protagonismo no turismo social no Brasil. Hoje a capital está com um projeto ousado, um trabalho que nunca foi realizado e que merece toda a atenção. Continuaremos contribuindo e certamente iremos fortalecer essa parceria, tão importante para geração de emprego e renda”, avaliou Daniel.
A Semdestur é autora de um projeto turístico, lançado em fevereiro desse ano, denominado “O Melhor de PVH, – Terra de Bravos Pioneiros”, que estabeleceu quatro rotas turísticas (Cultural, dos Arigós, Ferroviária e das Águas) e treze circuitos (Ecológico, Gastronômico, das Artes, Pesca Esportiva, Aventura, Histórico Cultural, entre outros).
Todos esses circuitos e rotas foram mapeados para consolidar a cidade de Porto Velho como destino receptivo. É fruto do trabalho de mais de um ano realizado pelos técnicos da secretaria para incentivar e auxiliar o trabalho do trade local, representado pelas agências de turismo, hotéis, restaurantes, balneários etc.

Toda essa construção está materializada em um guia turístico, mapa, vídeos sobre a história de pontos turísticos, mais de 40 placas QR Code afixadas nos principais pontos, além de um kit promocional direcionado. É um projeto que ainda levará algum tempo para se consolidar, mas que começa a dar frutos de um futuro promissor para o turismo da cidade.