VENDAS DO DIAS DOS PAIS PODEM AUMENTAR MAIS DE 25% EM 2022

Os lojistas estão otimistas com as vendas podem por ser o primeiro Dia dos Pais sem nenhuma restrição para contenção da Covid-19 no comércio


O fim das restrições de contenção da Covid-19, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, depois de dois anos, aumenta o otimismo dos lojistas para as vendas do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, que, em sondagem realizada pela entidade, devem avançar mais de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa dos lojistas para a data é muito positiva, inclusive pelas medidas tomadas pelo Governo Federal, que irá injetar muitos recursos na economia, bem como por ser um período em que os consumidores já receberam pagamentos de seus salários. Segundo pesquisa nacional realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, os consumidores vão gastar, em média, R$ 262,00 com o presente do Dia dos Pais. O valor representa um aumento de 20% na média, em comparação com 2021. Embora os economistas da entidade considerem os dados com ressalvas, por causa do tamanho da amostra (somente 62 entrevistas realizadas por telefone em todos o estado), a expectativa é de que na média, o consumo no Dia dos Pais 2022 em Rondônia seja de R$ 182,00, um aumento de 48% em relação à média de R$ 121,50, do ano passado. Em termos nacionais a projeção, considerada mínima, de uma movimentação de R$ 6,2 bilhões, um crescimento de 3,3% em relação aos R$ 6,03 bilhões de 202. Já a Fecomércio Rondônia, como resultado de uma sondagem de intenção de compras para o Dia dos Pais, em todo o estado, estima que serão movimentados R$ 47 milhões em volume de vendas em 2022, um aumento de 11% em relação aos R$ 42 milhões do anos passado. É preciso acentuar que, cerca de 42% dos empresários do comércio, estão muito otimistas quanto as vendas porque afirmam que, nos últimos dois anos, muita gente que gostaria de ter comprado um mimo no Dia dos Pais teve que adiar os planos, pois os abraços e presentes tiveram que ficar para depois. Mas esse ano promete ser muito diferente. Por esta razão o presidente da Fecomércio e Vice-presidente da CNC, Raniery Coelho, afirma que “O retorno do fluxo normal de pessoas, a injeção de recursos advindos da PEC da Bondade, que já começa a ser liberado, e o gradativo aumento da intenção de consumo devem fazer deste Dia dos Pais o gatilho para um aquecimento do segundo semestre e do final do ano. Os empresários do comércio sentem isto e já se prepararam com promoções e melhor atendimento para termos resultados muito melhores do que o previsto”. Setores como os de bares e restaurantes já começam a sentir os efeitos disto, mas, no Dia dos Pais os presentes mais comprados, segundo a sondagem, serão vestuários (54%), calçados e acessórios (35,2%), perfumes e cosméticos (18%) e celulares (12%).

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