Ação do Governo de Rondônia ajuda contribuintes a limpar o nome e superar endividamento

Mais de R$ 4,7 milhões em valores já foram negociados no Feirão “Limpa Nome”, coordenado pelo Procon e realizado pelo Governo de Rondônia, levando mais de 1.500 contribuintes da capital e demais municípios ao desendividamento e à recuperação de seu poder de compra no comércio de bens, serviços e turismo e em outros setores da economia. 

O Feirão Limpa Nome também atua na promoção da Educação Financeira, com o objetivo de ajudar os rondonienses a terem uma situação financeira saudável, segundo explicou o Coordenador estadual do Procon, Yan Gabriel. As edições do Feirão são mensais e já passaram por Porto Velho, Vilhena, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. 

 

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, destacou a iniciativa do Governo de Rondônia por meio do Procon na condução do programa de recuperação do poder de compra dos contribuintes rondonienses, uma ação política de grande importância para a economia do Estado.

“É sempre salutar que o setor público e o privado unam esforços para o bem comum.  Nossos contribuintes são nossos clientes e merecem uma atenção especial. Dentro de alguns meses chegaremos ao período das festas de final de ano e o comércio estará aquecido. O Feirão Limpa Nome nos traz boas perspectivas de venda para os próximos meses”, avaliou.

 

PROCON

Segundo o coordenador, os principais comportamentos dos consumidores que contribuem para o endividamento são gastos excessivos, falta de planejamento financeiro, uso excessivo de crédito; desconhecimento das condições de crédito; falta de reserva de emergência; pressão de vendas e promoções, e falta de educação financeira.

“Esses comportamentos podem ser interligados, e frequentemente se reforçam de forma mútua. Desenvolver hábitos financeiros saudáveis, como elaborar um orçamento, manter uma reserva de emergência e educar-se sobre finanças, pode ajudar a evitar o endividamento e promover uma saúde financeira mais robusta”, comentou. 

Para não cair nas malhas do endividamento, ele enfatiza a necessidade de tomada de cuidados essenciais para evitar o endividamento como a elaboração e cumprimento de um orçamento, construção e manutenção de uma reserva de emergência, pagamento de contas em dia, evitar utilizar créditos de forma excessiva, estabelecer prioridades, dentre outras. 

Em setembro, o Feirão Limpa Nome será realizado em Ariquemes; outubro em Alta Floresta do Oeste; e em dezembro retorna a Porto Velho. O Feirão Limpa Nome conta com apoio e parcerias de diversas empresas de segmentos distintos, como bancos, setor de eletrodomésticos, telecomunicações, energia elétrica e companhias de água.

Faça seu comentário
Rolar para cima