Biodigestores trazem inovação e sustentabilidade ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Rondônia

Biodigestores trazem inovação e sustentabilidade ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Rondônia

O Diretor de Programas Sociais do Sesc em Rondônia, João Daniel, apresentou na semana passada, durante o Tech Connect do Senac, o trabalho pioneiro que o Sistema Fecomércio-RO vem desenvolvendo no Estado no setor da inovação e da sustentabilidade.

Atualmente, todas as nove unidades do Sesc no Estado são dotadas de biodigestores – um sistema eficiente que transforma sobras de alimentos em biogás e biofertilizante. O biogás é reutilizado nos restaurantes do Sesc e o biofertilizante é doado para pequenos agricultores.

Os números apresentados reafirmam o compromisso do Sistema Fecomércio-RO na construção de um modelo sustentável e que pode servir como exemplo para o poder público aplicá-lo, gerando não apenas economia de gastos, mas principalmente o descarte de resíduo sólido no meio ambiente.

“Estamos falando de um projeto-piloto que descarta corretamente aproximadamente 600 quilos de resíduos orgânicos ao mês, e que já gerou 40 mil litros de biofertilizantes para a agricultura familiar e que gera sete horas de biogás por dia em cada biodigestor. São quase 3 toneladas a menos de metano na atmosfera em um ano”, ressaltou.

Os biodigestores também são objeto de um projeto de educação socioambiental que o Sesc Escola realiza para estudantes do estabelecimento e para escolas da rede pública que vão ao local conhecer como ele funciona e seus benefícios para o meio ambiente. Uma verdadeira aula de consciência ambiental.

O Presidente da Fecomércio-RO, e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, destacou que a aquisição dos biodigestores é um projeto ousado para fortalecimento do Programa Ecos, criado pela Confederação Nacional do Comércio e executado pelas federações estaduais.


O Programa realiza ações, iniciativas e projetos na temática sustentável (pilares econômico, social e ambiental), contribuindo para que o tema do desenvolvimento sustentável seja construído no ambiente organizacional das entidades do Sistema Comércio.

A atuação do Ecos é realizada de forma conjunta com os Departamentos Nacionais de Sesc e Senac, além de sinergia na implantação do Programa Ecos nas Federações filiadas à CNC e nos Departamentos Regionais de Sesc e Senac.

Faça seu comentário
Rolar para cima