Encontro apresentado por Aristóteles Drummond, membro do conselho, abordou diretrizes para reformas estruturais no País
No dia 29 de julho, o Conselho de Notáveis realizou encontro na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no Rio de Janeiro, promovendo a palestra do professor Aristóteles Drummond, que analisou o aperfeiçoamento e as reformas da democracia brasileira.
Durante sua análise, o orador ressaltou entraves políticos e econômicos que impedem o avanço do País, além de destacar como o fortalecimento da democracia brasileira pode impulsionar o crescimento do Brasil. “Entre erros e acertos da construção da nossa democracia, devemos nos afastar do autoritarismo. É com base na qualidade das escolas que podemos formar políticos de qualidade e eleitores civilmente responsáveis”, afirmou.
Além de avaliar o cenário político brasileiro, Drummond traçou diretrizes importantes para uma possível reforma eleitoral. “A reeleição foi um erro, e diversos exemplos internacionais demonstram isso”, declarou. “Formamos políticos que assumem o poder pensando no próximo mandato e formulando projetos de curto prazo. A má qualidade dos representantes de todos os espectros políticos espelha a urgência de uma reforma eleitoral.”
Ao final da palestra, Bernardo Cabral, coordenador do Conselho de Notáveis, dedicou o tempo restante para comentários dos conselheiros presentes. A conselheira Aspásia Camargo complementou a análise de Drummond e a dinâmica política do País. “O Brasil é um país patrimonialista, e isso causa instabilidade. As reformas são necessárias e urgentes”, encerrou Camargo.
Sobre o Conselho de Notáveis
O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor.
A Coordenação do Conselho de Notáveis está a cargo de Bernardo Cabral, advogado, professor, ex-ministro, deputado e senador, que foi também o relator da Constituição Federal de 1988 e presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).