DESCARTE CORRETO DE LIXO PODE EVITAR ALAGAÇÕES, ALERTA PROGRAMA ECOS DO SISTEMA FECOMÉRCIO-RO

DESCARTE CORRETO DE LIXO PODE EVITAR ALAGAÇÕES, ALERTA PROGRAMA ECOS DO SISTEMA FECOMÉRCIO-RO

O período de maior volume de chuvas em Rondônia, que se estende de outubro a abril, traz à tona o problema crônico dos alagamentos. Na capital, Porto Velho, o início de 2025 foi marcado por ruas inundadas, caos no trânsito, perdas materiais e riscos à saúde devido à presença de insetos e animais peçonhentos que proliferam em condições insalubres.

Como parte da contribuição do Programa Ecos de Sustentabilidade em compartilhar suas boas práticas ambientais e conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio-RO, e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, destacou a gravidade da situação. “Além de ser um problema estrutural que enfrentamos há décadas, o descarte inadequado de lixo agrava as alagações ao entupir os canais pluviais. Isso gera transtornos recorrentes que afetam famílias, comércios e toda a sociedade”, afirmou.

O Programa Ecos de Sustentabilidade reforça a importância de conscientizar a população e dar o exemplo por meio de ações práticas. O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio-RO já implementa a coleta seletiva em suas unidades, demonstrando o compromisso com a gestão ambiental responsável. Essa prática contribui diretamente para a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários e incentiva a sociedade a adotar hábitos mais sustentáveis no cotidiano.

Além disso, o Sistema Fecomércio-RO reitera seu compromisso com a sustentabilidade por meio da campanha interna MISSÃO ECOS, lançada neste início de 2025. A iniciativa tem como objetivo reduzir o consumo de papel, água e energia, impulsionar a coleta seletiva e realizar campanhas internas de conscientização ambiental, sempre com foco na sustentabilidade e no combate ao desperdício. A MISSÃO ECOS é estruturada com metas específicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio de ações que englobam os pilares econômico, social e ambiental, o Ecos contribui para integrar a sustentabilidade ao ambiente organizacional das unidades do Sistema com ampla participação e engajamento de todos os seus colaboradores.

A atuação do Sistema Fecomércio-RO busca evidenciar como medidas simples, quando realizadas de forma coletiva, podem gerar um impacto significativo na preservação ambiental e no bem-estar das pessoas. O descarte correto do lixo, a adesão a programas de reciclagem e a conscientização sobre práticas sustentáveis são fatores determinantes para transformar os ambientes urbanos e minimizar os efeitos adversos das chuvas intensas.

“As ações individuais e comunitárias buscam criar um ambiente mais seguro e saudável. É fundamental que cada um de nós compreendamos nossa responsabilidade. A consciência ambiental é um fator primordial para transformar o lugar onde vivemos. Por isso, o descarte correto do lixo se apresenta como uma prática de grande alcance para evitar transtornos e melhorar a qualidade de vida de todos.”, concluiu Raniery Coelho.

Fonte
Texto: Jean Pereira, Marcos Toya
Fotos: Rondônia ao Vivo
Comunicação – Fecomércio Rondônia

 

 

Faça seu comentário
Rolar para cima