A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, por meio dos seus 11 Sindicatos empresariais filiados, seguindo as diretrizes do Programa Ecos, desenvolvido pela CNC, tem agido diariamente por meio de ações que disseminam a sustentabilidade e promovem a conscientização dos colaboradores e demais parceiros do Sistema Fecomércio/RO.

A convergência das finalidades das três instituições representa uma força incomensurável, que impulsiona o setor que mais gera empregos no Brasil. Nesse sentido, o Sistema CNC-Sesc-Senac também assume um protagonismo, servindo de inspiração para que outros partícipes trilhem o caminho da sustentabilidade. Portanto, esta política de sustentabilidade estabelece e comunica a suas partes interessadas os seis princípios, que conduzem, de forma transversal, todas as nossas atividades.

Clique aqui para acessar

O que é o Programa Ecos?

O Ecos – Programa de Sustentabilidade, promovido pela CNC, direcionado ao público interno das três instituições, CNC/Sesc-Senac, que consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, orientadas por três perspectivas estratégicas e nove objetivos específicos. A metodologia de operação do programa foi inspirada em três modelos/conceitos voltados à gestão sustentável: ecoeficência, qualidade total e responsabilidade social corporativa.

Estrutura:

Com a finalidade de orientar empregados dispersos no organograma institucional para atuarem no sentido de uma gestão cada vez mais sustentável, o Programa Ecos estabelece sua estrutura composta pelo conjunto de missão, visão, valores, perspectivas estratégicas, objetivos e indicadores. Essa estrutura, fundamental para uma gestão participativa e transetorial, provê a todos os empregados, em todos os níveis, maior clareza dos propósitos institucionais, criando um direcionamento único em todo o sistema CNC, Federação, Sesc e Senac.

 

Planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática Inter setorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da CNC, das Federações e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac.

Ser reconhecido internamente por todos os setores organizacionais como o principal grupo consultivo e propositivo de ações na área da sustentabilidade nas instituições CNC, Federação, Sesc e Senac.

  • Respeito e diálogo permanente com os colaboradores;
  • Equilíbrio entre o social, o ambiental e o econômico;
  • Compromisso com as metas estabelecidas;
  • Coerência entre o discurso e a prática;
  • Transparência;
  • Equidade;
  • Ética.

Perspectivas estratégicas:

A partir do conceito de “tripé da sustentabilidade” e do alinhamento à missão, visão e aos valores, surgem as três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, que estabelecem o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica.

Mitigação de impactos socioambientais (ambiental): orienta a criação de ações que contribuam, prioritariamente, para a redução dos impactos negativos no meio ambiente e na sociedade, relacionados à operacionalização das três entidades.

Sensibilização dos empregados (social): dissemina, especificamente para o público interno, o comprometimento com sustentabilidade assumido pelas entidades, promovendo a sensibilização e o engajamento de todos os colaboradores para um melhor entendimento da problemática socioambiental, bem como para o alcance das metas do Programa.

Otimização dos recursos (econômica): fomenta ações que promovem a redução de custos, por meio da otimização de procedimentos e do uso dos recursos, produzindo maior eficiência operacional e sustentação econômica.