A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, por meio dos seus 12 Sindicatos empresariais filiados, seguindo as diretrizes do Programa Ecos, desenvolvido pela CNC, tem agido diariamente por meio de ações que disseminam a sustentabilidade e promovem a conscientização dos colaboradores e demais parceiros do Sistema Fecomércio/RO.
O que é o Programa Ecos?
O Ecos – Programa de Sustentabilidade, promovido pela CNC, direcionado ao público interno das três instituições, CNC/Sesc-Senac, que consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, orientadas por três perspectivas estratégicas e nove objetivos específicos. A metodologia de operação do programa foi inspirada em três modelos/conceitos voltados à gestão sustentável: ecoeficência, qualidade total e responsabilidade social corporativa.
Estrutura: com a finalidade de orientar empregados dispersos no organograma institucional para atuarem no sentido de uma gestão cada vez mais sustentável, o Programa Ecos estabelece sua estrutura composta pelo conjunto de missão, visão, valores, perspectivas estratégicas, objetivos e indicadores. Essa estrutura, fundamental para uma gestão participativa e transetorial, provê a todos os empregados, em todos os níveis, maior clareza dos propósitos institucionais, criando um direcionamento único em todo o sistema CNC, Federação, Sesc e Senac.
Posicionar a sustentabilidade como eixo estratégico para impulsionar ações, transformar desafios em oportunidades e gerar impacto positivo de forma inovadora e integrada.
Ser referência estratégica em sustentabilidade no Sistema Comércio, com reconhecimento por liderar iniciativas que integram valor socioambiental às práticas da CNC, Federações, Sesc e Senac.
- Compromisso com os objetivos estabelecidos
- Coerência entre o discurso e a prática
- Transparência
- Equidade
- Ética
Perspectivas estratégicas:
A partir do conceito de “tripé da sustentabilidade” e do alinhamento à missão, visão e aos valores, surgem as três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, que estabelecem o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica.