A Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF e a deputada Paula Belmonte discutiram qualificação profissional e educação empreendedora como essenciais para o sucesso dos negócios femininos no DF. No Distrito Federal, 43% dos lares são chefiados por mulheres e 32 em cada 100 novas empresas são lideradas por elas, destacando a importância do papel feminino na atividade produtiva. A proposta de taxação de 20% em compras internacionais de até 50 dólares foi abordada, beneficiando o setor de vestuário, onde muitas empresárias atuam. Cerca de 70% das 15 mil empresas varejistas de vestuário no DF têm mulheres como sócias, sendo o segundo segmento com maior presença feminina, atrás apenas dos salões de beleza.

Reunião da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF destaca qualificação e educação como chaves para o sucesso das empresárias do DF

A expansão para setores de maior retorno financeiro, como Tecnologia e Inovação, foi defendida pela coordenadora-líder da Câmara, Beatriz Guimarães, e pela deputada Belmonte, que também é responsável pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo Feminino. Belmonte ressaltou a necessidade de profissionalização e criação de linhas de crédito para o crescimento das empresárias, além de financiamento prioritário para empresas locais.

A coordenadora da Câmara, Cláudia Couto, incentivou a educação empresarial e propôs um Fórum do Empreendedorismo Feminino com apoio legislativo. O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, comprometeu-se a capacitar a população, incluindo pessoas com deficiência, em parceria com o Senac-DF. Paula Belmonte se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com a Fecomércio-DF em ações de capacitação e melhoria do setor, visando fortalecer o empreendedorismo feminino no DF.

The post Empreendedorismo feminino ganha força no Distrito Federal first appeared on Portal do Comércio.