Com a Operação Tartaruga, mais de 17 mil automóveis estão parados à espera de liberação nos portos brasileiros

A economia brasileira enfrenta paralisia das aduanas por causa da greve dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Conhecida como Operação Tartaruga, a paralisação está atrasando a liberação de milhares de contêineres nos portos do País, afetando o comércio e a indústria automotiva. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o resultado disso pode chegar a uma redução de aproximadamente 5% na atividade econômica brasileira.

Para chegar ao dado, a CNC levou em consideração o impacto da cadeia produtiva automobilística na economia do País como um todo. Entre 2020 e 2023, o Brasil importou, em média, 38 mil carros por trimestre, cerca de 13,8 mil por mês. Atualmente, mais de 17 mil automóveis estão parados nos portos aguardando liberação aduaneira, o que representa mais de um mês de importações. O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, explica que, para analisar o impacto econômico dos atrasos, foram considerados os efeitos diretos, indiretos e induzidos da paralisação, pois toda a cadeia produtiva automobilística é impactada pela interrupção e os seus setores mais próximos.

O estudo demonstra que, em termos econômicos, para cada 1% de redução nos carros efetivamente importados, a atividade econômica cai 0,034%, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos. Os 17 mil automóveis parados nos portos representam 132% da importação mensal, o que pode resultar em uma redução de até 5% na atividade econômica por conta da Operação Tartaruga nos portos brasileiros.

“A paralisação dos servidores do Ibama e do Mapa afeta a oferta de diversos bens importados no território nacional, não apenas de veículos, mas nos ativemos ao segmento automotivo nesta primeira etapa do estudo”, explica Felipe Tavares. A estimativa é que cerca de 1,2 mil contêineres com peças, componentes, carros a combustão e híbridos estão retidos. No total, mais de 17,3 mil veículos aguardam liberação nos portos, impactando diretamente a cadeia de vendas no Brasil.

Para o vice-presidente Financeiro do Sistema CNC-Sesc-Senac, Leandro Domingos Teixeira Pinto, é preciso equilíbrio para evitar prejuízos tanto na economia quanto na proteção ambiental brasileira. “A continuação desta greve e a Operação Tartaruga nos portos têm o potencial de causar um impacto ainda mais profundo na economia brasileira, nos próximos meses”, avalia. Ele reitera que o governo federal precisa avaliar, o mais rapidamente possível, as reivindicações dos grevistas para garantir que todos saiam ganhando após este momento crítico.

The post Estudo da CNC aponta que retenção de automóveis importados por conta da greve do Ibama pode provocar redução de até 5% na economia brasileira first appeared on Portal do Comércio.