Exclusivo: o aparelhamento da Fecomércio-DF – BSB Capital

Ex-chefe de gabinete da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Karine Câmara assumiu, em agosto deste ano, a diretoria regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). Seu primeiro ato foi dar posse a Antony Araújo Couto no cargo de assessor especial.

Ele é ex-secretário-adjunto da Secretaria de Saúde do DF, cargo que ocupou por apenas 44 dias (pediu demissão no dia 11 de outubro). Mas foi o suficiente para deixar uma barafunda na Pasta. Tanto que o Tribunal de Contas do DF detectou indícios de fraude no processo licitatório realizado para limpeza e manutenção das unidades ligadas a SES-DF na breve passagem de Antony Araújo.
Toda essa dança das cadeiras é organizada pelo presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire. Não à toa, ele é alvo de reclamação interna por promover o que diretores chamam, em off, de “um verdadeiro aparelhamento das empresas que estão debaixo do seu guarda-chuva”.
Esses dirigentes, que pedem para não ser identificados, relembram que foi Aparecido o responsável pela promoção a diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) do ex-diretor de Operações do Senac-DF, Valcides de Araújo Silva, envolvido em denúncias de malversação de recursos à frente da unidade. Nesta “queda pra cima”, Valcides deixou de administrar um orçamento de R$ 150 milhões anuais para gerir uma verba quatro vezes maior, de R$ 600 milhões.

Ex-candidata a distrital assume o Mesa Brasil do Sesc

Karine, Antony e Valcides não são os únicos exemplos de aparelhamento das empresas ligadas à Fecomércio-DF. No rearranjo promovido por Aparecido, embarcou até uma ex-candidata a deputada distrital nas eleições de 2018. Maria Claudia de Vilhena Moraes concorreu a uma vaga na Câmara Legislativa pelo Partido Novo e agora coordena o programa Mesa Brasil do Sesc.
No novo cargo, terá oportunidade de melhorar seu desempenho eleitoral (obteve 2.389 votos, ou 0,16%). Para 2022, com a exposição no Mesa Brasil, é muito provável que esse percentual aumente. A expectativa é de que o programa tenha o condão de alavancar sua imagem perante aos mais necessitados.
O Mesa Brasil do Sesc é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua ao lado de parceiros como centrais de distribuição e abastecimento de alimentos, feiras livres, redes atacadistas e varejistas, e indústria alimentícia que doam excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para consumo.

Fecomércio-DF é o destaque do Brasília Capitald desta semana

Garfo e faca

Claudia Vilhena estará em contato com empresas dos mais variados setores que disponibilizam recursos e serviços para esta iniciativa. O programa de segurança alimentar e nutricional atende, diariamente, milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de instituições socioassistenciais cadastradas.
Além da distribuição de alimentos, o Mesa Brasil Sesc promove ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social. Portanto, Claudia Vilhena está com o gafo e a faca na mão.

José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF. Foto: Reprodução

Resposta

A assessoria de imprensa da Fecomércio encaminhou a seguinte nota ao Brasília Capital:
“A propósito das contratações de Cláudia Vilhena e Anthony Couto pelo Senac-DF, temos a informar que não são questionadas as qualificações técnicas dos colaboradores.
“Em relação a Cláudia Vilhena, a sua indicação para o Mesa Brasil se justifica pelo seu compromisso com as demandas da comunidade, demonstrado ao longo de sua extensa e profícua atuação profissional.
“A contratação de Antony Couto se justifica pela sua vasta experiência em setores estratégicos da administração pública. Não há qualquer apontamento concreto que desautorize a essa contratação.
“Seu perfil profissional se adequa aos compromissos de modernização e transparência que se exigem na condução dos destinos do Senac/DF.
“A Entidade não permitirá qualquer afronta à legalidade e reafirma seu inafastável respeito aos princípios da boa governança exigidos de qualquer administrador”.
Leia mais no Brasília Capital

Davi Silva saiu de casa aos 13 anos de idade para pegar verduras no Ceasa e ajudar sua mãe a
O buraco do tatu, que é a ligação entre o Eixo Rodoviário Sul e Norte, o eixão, ficará fechado durante
Um grupo de moradores do Guará Park, entre o Guará e Taguatinga, fez um protesto na manhã de quinta-feira (27),
Todos os dias, Magno Santos vai à Galeria Central, em Taguatinga Centro. Sempre bem vestido, de terno, camisa social, chapéu
© Copyright 2011-2024 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.
GB Criação de sites
Removido da lista de leitura
Sign in to your account

source