EXPOTURISMO RONDÔNIA 2024, UM MARCO DE SUCESSO NO SETOR DE TURISMO

EXPOTURISMO RONDÔNIA 2024, UM MARCO DE SUCESSO NO SETOR DE TURISMO

Apresentação de Relatório dos resultados da Expoturismo Rondônia 2024, movimentou os empresários do turismo

Com o Auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia completamente lotado, nesta quarta-feira (18) o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho, com os presidentes de seus Sindicatos Filiados, recebeu para prestar contas da realização da Expoturismo Rondônia 2024, o vice-governador e secretário  de Estado de Desenvolvimento Econômico-SEDEC, Sergio Gonçalves, seu adjunto, Avenilson Trindade, o Superintendente Estadual de Turismo-SETUR, Gilvan Pereira Júnior e os principais empresários representantes do setor de turismo do Conselho de Turismo e Hospitalidade de Rondônia-CONETUR. Depois da abertura da reunião foi apresentado um vídeo com o resumo dos resultados obtidos pela exposição, entre os quais se destacam a movimentação de R$ 4, 7 milhões e arrecadação de mais de R$ 1,1 milhão de impostos como impactos diretos e indiretos da sua realização. Em seu discurso o presidente Raniery Coelho destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e, em particular do apoio das SEDEC e do SETUR para o sucesso do evento que reuniu 90 expositores e teve a participação de caravanas do Acre, Mato Grosso, afora de outras dos municípios de nosso Estado, o presidente Raniery lembrou ainda, que todo apoio promovido ao turismo de Rondônia por meio da federação é seguindo as diretrizes do Programa Via Turismo, coordenador pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Turismo de Rondônia está alcançando um novo patamar afirma o Vice-Governador

O vice-governador Sergio Gonçalves, ao fazer uso da palavra, ressaltou a importância da parceria do governo com a Fecomércio Rondônia e enfatizou que, apesar das dificuldades burocráticas que o governo enfrenta para ter uma ação maior no turismo, a Expoturismo mostrou que com determinação e parceria se pode avançar muito. E, em especial, frisou a continuidade das ações e a necessidade de planejar sim, mas para ter efeitos reais sobre a atividade econômica. E citou como exemplo o que se está fazendo em relação à pesca esportiva. Para ele, é preciso, se desejamos, de fato, criar uma fonte de renda do turismo, atuar dentro e fora do estado, externamente divulgando nossas atrações e, internamente, criando produtos para que os turistas encontrem o atendimento, o conforto e motivos para voltar. Na sua visão o turismo precisa ser visto e tratado como um negócio. E requer o envolvimento dos setores público e privado na busca deste objetivo.

O Superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, ressaltou que o vice-governador Sérgio Gonçalves, via SEDEC, tem tido um papel primordial na melhoria do setor de turismo. E relatou momentos em que sua ação foi decisiva para que o turismo mudasse, como mudou, de patamar com a Expoturismo. Gilvan Pereira afirmou que, hoje, Rondônia, lá fora já participa de feiras de forma profissional e que, agora, precisamos nos organizar internamente e que a parceria com os empresários tem sido essencial neste sentido. Depois dele, falaram ainda a presidente da ABAV/RO, Geania Dias, Danilo Fernandes Presidente da ACEP- Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho, o empresário do ramo de artigos para pesca, Silvio Luis e Adelar Sawaris empresário do ramo gastronômico, que afirmaram ter sido um marco a exposição para o setor, agradeceram sua realização e seus impactos, bem como solicitaram o evento virasse uma tradição, como é a Rondônia Rural Show e o Arraial Flor do Maracujá. A reunião foi concluída com a entrega do relatório da Expoturismo ao vice-governador e ao superintendente de Turismo e um breve encerramento feito pelo presidente Raniery.

Faça seu comentário
Rolar para cima