Apresentação de Relatório dos resultados da Expoturismo Rondônia 2024, movimentou os empresários do turismo
Com o Auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia completamente lotado, nesta quarta-feira (18) o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho, com os presidentes de seus Sindicatos Filiados, recebeu para prestar contas da realização da Expoturismo Rondônia 2024, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico-SEDEC, Sergio Gonçalves, seu adjunto, Avenilson Trindade, o Superintendente Estadual de Turismo-SETUR, Gilvan Pereira Júnior e os principais empresários representantes do setor de turismo do Conselho de Turismo e Hospitalidade de Rondônia-CONETUR. Depois da abertura da reunião foi apresentado um vídeo com o resumo dos resultados obtidos pela exposição, entre os quais se destacam a movimentação de R$ 4, 7 milhões e arrecadação de mais de R$ 1,1 milhão de impostos como impactos diretos e indiretos da sua realização. Em seu discurso o presidente Raniery Coelho destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e, em particular do apoio das SEDEC e do SETUR para o sucesso do evento que reuniu 90 expositores e teve a participação de caravanas do Acre, Mato Grosso, afora de outras dos municípios de nosso Estado, o presidente Raniery lembrou ainda, que todo apoio promovido ao turismo de Rondônia por meio da federação é seguindo as diretrizes do Programa Via Turismo, coordenador pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Turismo de Rondônia está alcançando um novo patamar afirma o Vice-Governador
O vice-governador Sergio Gonçalves, ao fazer uso da palavra, ressaltou a importância da parceria do governo com a Fecomércio Rondônia e enfatizou que, apesar das dificuldades burocráticas que o governo enfrenta para ter uma ação maior no turismo, a Expoturismo mostrou que com determinação e parceria se pode avançar muito. E, em especial, frisou a continuidade das ações e a necessidade de planejar sim, mas para ter efeitos reais sobre a atividade econômica. E citou como exemplo o que se está fazendo em relação à pesca esportiva. Para ele, é preciso, se desejamos, de fato, criar uma fonte de renda do turismo, atuar dentro e fora do estado, externamente divulgando nossas atrações e, internamente, criando produtos para que os turistas encontrem o atendimento, o conforto e motivos para voltar. Na sua visão o turismo precisa ser visto e tratado como um negócio. E requer o envolvimento dos setores público e privado na busca deste objetivo.
O Superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, ressaltou que o vice-governador Sérgio Gonçalves, via SEDEC, tem tido um papel primordial na melhoria do setor de turismo. E relatou momentos em que sua ação foi decisiva para que o turismo mudasse, como mudou, de patamar com a Expoturismo. Gilvan Pereira afirmou que, hoje, Rondônia, lá fora já participa de feiras de forma profissional e que, agora, precisamos nos organizar internamente e que a parceria com os empresários tem sido essencial neste sentido. Depois dele, falaram ainda a presidente da ABAV/RO, Geania Dias, Danilo Fernandes Presidente da ACEP- Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho, o empresário do ramo de artigos para pesca, Silvio Luis e Adelar Sawaris empresário do ramo gastronômico, que afirmaram ter sido um marco a exposição para o setor, agradeceram sua realização e seus impactos, bem como solicitaram o evento virasse uma tradição, como é a Rondônia Rural Show e o Arraial Flor do Maracujá. A reunião foi concluída com a entrega do relatório da Expoturismo ao vice-governador e ao superintendente de Turismo e um breve encerramento feito pelo presidente Raniery.