Dando continuidade ao lançamento dos estudos inéditos produzidos em parceria com a Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento, com apoio do Sebrae Pernambuco e do Instituto Fecomércio PE, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (19), durante coquetel para autoridades e empresários locais no Senac Caruaru, o estudo inédito “Perspectivas e Oportunidades Econômicas 2024 Municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama”.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, de Toritama, Edilson Tavares, e de representantes do município de Santa Cruz do Capibaribe e do Governo do Estado, além do superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra. Também estiveram na cerimônia os empresários Djalma Farias Cintra, do grupo Bonanza, e José Gomes Filho, mais conhecido como Menininho, síndico do Moda Center Santa Cruz, representando os empresários locais.

Durante a solenidade, Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, destacou a importância da pesquisa para a região de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, ressaltando que a capacitação é essencial para enfrentar os desafios empresariais e aproveitar as oportunidades de investimento identificadas pelo estudo.

“Este estudo, fruto de uma colaboração com o Sebrae Pernambuco, envolveu a participação de mais de 600 consumidores e 21 instituições, além de diversos empresários. Caruaru se destaca como o quarto PIB per capita universitário de Pernambuco, mostrando um crescimento significativo que em breve a colocará como a terceira maior do estado. Isso demonstra o impacto positivo da qualificação de mão de obra na região, uma necessidade crucial para o desenvolvimento empresarial local”, ressaltou Bernardo Peixoto.

Ao receber o estudo, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, expressou seu entusiasmo e gratidão pela iniciativa e destacou a importância do documento como ferramenta para atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento local.

“A cidade de Toritama se abre de portas abertas para receber os senhores empresários, que certamente usarão os dados da pesquisa para investir em nosso município. Temos nos esforçado muito para, com a colaboração de várias instituições, promover o crescimento, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida de nossos moradores. Ao concluir meus dois mandatos políticos, agradeço pelos resultados alcançados e retorno à minha atividade empresarial. Vamos aproveitar a pesquisa do Fecomércio para continuar investindo no desenvolvimento de Toritama”, afirmou Edilson Tavares.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, destacou as inúmeras oportunidades reveladas pela pesquisa e a importância de fomentar esses dados, reforçando a importância de divulgar os dados da pesquisa para atrair mais empresas, empregos e renda para o município, e ainda parabenizou o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE pelo trabalho, afirmando o compromisso de sua gestão em continuar avançando.

“Caruaru é a cidade do interior que mais gera empregos formais, ficando atrás apenas da capital, conforme monitorado pelo CAGED. Desde o ano passado, Caruaru  tem se destacado nesse ranking de empregos formais no Estado. O interior de Pernambuco é uma região de grandes oportunidades, como demonstrado aqui, e essa tendência continua forte este ano. A localização estratégica das três cidades, especialmente Caruaru, contribui para esse crescimento.

Além disso, a governadora Raquel Lyra tem trabalhado em investimentos de infraestrutura, como água e rodovias, o que está alinhado com o desenvolvimento do estado pela interiorização”, destacou Rodrigo Pinheiro.

ESTUDO – Durante a apresentação do estudo realizado pela Ceplan, Ademilson Saraiva, economista sócio da consultoria, destacou as principais descobertas sobre Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Ele ressaltou que “Caruaru é atualmente a segunda cidade mais competitiva de Pernambuco e a sexta no Nordeste, destacando-se pela qualidade da saúde e educação, gestão pública e saneamento. O mercado de trabalho reflete o dinamismo da atividade econômica local, especialmente impulsionado pelo polo de confecções, que lidera o crescimento do PIB na região”, afirmou o economista.

Ainda segundo Saraiva, o estudo identificou várias oportunidades de negócio, incluindo vigilância e segurança patrimonial, conservação e manutenção predial e condominial, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, manutenção de equipamentos médico-hospitalares e de informática, indústrias de medicamentos, auditoria contábil, marketing digital, serviços de internet e entrega rápida, fornecimento de refeições coletivas, desenvolvimento de softwares, locação de equipamentos e hotéis e pousadas.

Por fim, o economista enfatizou o papel crucial da cadeia têxtil e de confecções em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, que representam mais de 40% do emprego formal. No entanto,  quanto ao esgotamento doméstico nestas cidades, esteja acima da média estadual, ele apontou que ainda há desafios significativos, especialmente no acesso regular à água e na indústria do jeans.

“Entre as três cidades, notamos uma diferença marcante na percepção da oferta de serviços e do comércio local, com Santa Cruz e Toritama apresentando um grande contingente de consumidores potenciais para novos micro e pequenos negócios”, finalizou.

Os estudos inéditos “Perspectivas e Oportunidades Econômicas Centro do Recife 2024” e “Perspectivas e Oportunidades Econômicas 2024 Municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama”, lançados pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, podem ser conferidos no site da Fecomércio Pernambuco: www.fecomercio-pe.com.br.

The post Fecomércio-PE lança estudo focado em oportunidades econômicas first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.