O Presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, recebeu na manhã desta terça-feira 04.02, para uma reunião de boas-vindas, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Porto Velho (Semdestur), Paulo Moraes Junior, e seu adjunto, Aleks Palitot.
Na reunião, o novo secretário tomou conhecimento dos inúmeros projetos que o Conselho Empresarial do Turismo da Fecomércio-RO vem realizando ao longo dos 10 anos, as parcerias com as Prefeituras, com o Governo do Estado e outras entidades que compõem o conselho.
“Temos um trabalho consistente no turismo nesses dez anos, mas ainda há muitas ações que o Município precisa abraçar, não apenas na cidade, mas principalmente nas comunidades onde já implantamos projetos turísticos. O momento é oportuno para debatermos e efetivar esses projetos”, disse Raniery Coelho.
APRESENTAÇÃO
Na abertura dos trabalhos, o secretário Paulo Moraes Junior assistiu a um vídeo institucional sobre o Sistema Fecomércio-RO – suas lutas, defesas, conquistas em mais de 40 anos de existência, e sua história em Rondônia a partir da criação da CNC no Brasil, há quase oito décadas.
Após o vídeo foi o momento que a secretária do Conetur, Camila Canova, apresentou todos os projetos que estão em andamento, inclusive os realizados em conjunto com o Estado e com as prefeituras do interior do Estado, e com a CNC. Camila destacou ainda os objetivos do conselho, a formação e sua finalidade.
Dentre os projetos que foram apresentados estão o Cidade Turística, o Turismo Comunitário (desenvolvido na Agrovila Rio Verde, no distrito de São Carlos e na Resex Cuniã), o Turismo de Pesca, o Vai Turismo (criado pela CNC e desenvolvido pela Fecomércio-RO).
Durante os debates, os empresários manifestaram aos gestores municipais as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores que desejam abrir um negócio em Porto Velho por conta do excesso de burocracia, principalmente, quando se trata da emissão de licença ambiental.
PARCERIA
O secretário ouviu atentamente as apresentações, formulou alguns questionamentos, e disse que a nova gestão municipal tem grandes intenções em desenvolver o turismo da cidade, valorizando os valores culturais e históricos que Porto Velho possui.
Segundo o secretário, a Semdestur terá como bandeira o “Turismo Beradeiro”, algo que tem tudo a ver com a nossa terra de pioneiros. Uma dessas ações, inclusive o prefeito já tomou logo que assumiu o cargo, que foi garantir a gratuidade na visitação do museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Ao final da reunião, o presidente Raniery Coelho entregou ao secretário-adjunto Aleks Palitot o documento “Políticas Públicas do Turismo”, contendo propostas e recomendações do setor produtivo para o desenvolvimento do setor de turismo de Porto Velho.
PARTICIPANTES
Além do secretário Paulo Moraes, do adjunto Aleks Palitot, e do Presidente Raniery Coelho, também participaram da reunião, o empresário e Vice-Presidente do Conetur, Iris Fernandes, o Presidente do Sidiber, Claudio Hikague, o Presidente do SEPD, Canísio Hartmann, o vice-presidente do SEPD, Fabrício Araújo, o Diretor-Regional do Sesc-RO, Osvino Juraszeck, o presidente da AGTUR, Izaias Gomes, Arlete Bitencourt (Presidente da Associação dos Balneários de Rondônia – Abahron), a Diretora Executiva da Fecomércio-RO, Cileide Macedo, a secretária do Conetur, Camila Canova.