A empresa francesa VINCI, Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, inaugurou na última (28.11) as obras de modernização do aeroporto internacional Jorge Teixeira – agora Porto Velho Airport. Com um investimento de R$ 177 milhões, as melhorias contemplam a ampliação dos terminais de passageiros, a pavimentação dos pátios de aeronaves, o reforço na segurança e a modernização do sistema de iluminação, atendendo às demandas de logística e mobilidade necessárias para o desenvolvimento econômico e turístico do estado.
A Fecomércio-RO foi representada pelo seu Vice-Presidente Leonardo Calixto que destacou a importância da obra para o desenvolvimento econômico do Estado, por meio do comércio com os países andinos e pelo turismo, sem falar na criação de emprego e renda que a obra proporcionou a Rondônia.
“Quem viu o antigo aeroporto nos anos 80 e hoje vê-lo renovado percebe o tamanho da evolução. O próximo passo agora é a consolidação da internacionalização com a criação da nossa alfândega, uma luta antiga que a Fecomércio-RO vem reivindicando há mais de dez anos”, comentou.
Para marcar a entrega oficial das reformas ocorreu uma cerimônia no Aeroporto de Porto Velho, com a presença do Diretor Regional da VINCI Airports para Portugal, Brasil e Cabo Verde, Thierry Ligonnière, o Diretor-presidente da VINCI Airports no Brasil, Julio Ribas, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Secretário Nacional de Aviação, Thomé França, o Governador de Rondônia – Marcos Rocha, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o senador rondoniense Confúcio Moura, além dos deputados federais rondonienses Silvia Cristina, Maurício Carvalho e Cristiane Lopes.
Durante o evento de inauguração, foram apresentados também os resultados das obras realizadas nos outros seis aeroportos administrados pela Vinci na região Amazônica – Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC). As obras incluem desde reformas nos terminais de passageiros e pistas até a instalação de novos sistemas de refrigeração e iluminação, além de melhoria da segurança, acessibilidade, conforto e eficiência operacional. A entrega das obras foi simultânea e teve um financiamento de R$ 1,4 bilhão.
O Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio/RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, salientou que investimentos como este contribuem para o fortalecimento do ambiente de negócios e a geração de novas oportunidades econômicas. “A modernização do aeroporto de Porto Velho é uma das bandeiras defendidas pela Fecomércio-RO e os Sindicatos Empresariais há muitos anos, e esse momento representa uma conquista para a infraestrutura aeroportuária de Rondônia e para a região amazônica. De fato, um exemplo de que é possível alçar voos mais altos com a colaboração entre os setores público e privado”, concluiu.