A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), juntamente com seus Sindicatos Empresariais, encaminhou apelo a Bancada Federal no qual manifestou profunda preocupação com a situação das pontes sobre o Rio Candeias, que liga o Brasil à capital Porto Velho, pela BR-364.
Para Raniery Coelho, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-presidente da CNC, é urgente que se tomem medidas para solucionar a questão o mais rápido possível.
“A Fecomércio-RO tem acompanhado de perto os impactos gerados por problemas estruturais nas referidas pontes, que têm provocado sérias dificuldades logísticas, afetando diretamente a economia local e regional. O problema vai além da mobilidade urbana: trata-se de uma questão de segurança pública e desenvolvimento econômico. Fundações comprometidas, ferragens expostas que preocupam à vida de trabalhadores e cidadãos que dependem diariamente da BR-364 para suas atividades, por isso, reforçamos nosso apelo”, declarou Raniery Coelho.
O Sistema Comércio solicita à bancada federal de Rondônia para que una esforços junto ao DNIT, visando à imediata intervenção técnica e à execução de obras que garantam a recuperação estrutural ou substituição definitiva das pontes sobre o Rio Candeias.
Entenda a situação
Em janeiro deste ano, após o surgimento de fissuras na estrutura, a ponte antiga foi totalmente interditada, e desde então o tráfego foi desviado para a ponte mais nova. No entanto, essa também passou a apresentar problemas e teve seu trânsito parcialmente interditado no início deste mês, aumentando ainda mais a complexidade da situação.
Diante das reclamações e da pressão da sociedade civil, o DNIT anunciou medidas paliativas, como a intercalação do tráfego entre veículos leves e pesados e o reposicionamento do ponto de controle “Pare e Siga” para próximo das cabeceiras da ponte. No entanto, tais ações, embora necessárias, têm gerado grandes transtornos: atualmente, o tempo médio de espera para a travessia pode chegar a uma hora, prejudicando o transporte de mercadorias e impactando negativamente toda a cadeia produtiva da região.
Um laudo técnico elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) apontou que a antiga ponte sobre o Rio Candeias apresenta risco significativo de colapso estrutural, com evidências de deformações excessivas e patologias progressivas que comprometem sua integridade. O parecer técnico classificou a situação como gravíssima, recomendando medidas emergenciais por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A Fecomércio-RO e seus Sindicatos Empresariais seguem firmes em seu compromisso em contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado e esperamos que ações concretas sejam adotadas com brevidade para seguirmos com as atividades normais nas empresas do Comércio de Bens, Serviço e turismo.
Siga nosso Instagram para se manter informado!