Fecomércio-RO participa de audiência sobre voos e conectividade aérea em Rondônia

Fecomércio-RO participa de audiência sobre voos e conectividade aérea em Rondônia

O Presidente da Fcomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, participou nesta terça-feira, 26.05, em Brasília, de uma audiência com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Serafim Costa Filho, provocada pela deputada federal Cristiane Lopes, para tratar de questões estratégicas relacionadas à aviação no estado em Rondônia, que enfrenta dias difíceis no setor desde 2023.

A pauta da reunião abordou vários desafios enfrentados pelo setor aéreo em Rondônia desde o ano passado, como o cancelamento de voos e os altos preços das passagens aéreas. A Fecomércio defende, ainda, a abertura de novas rotas para Rondônia e para outros estados da Região Amazônica, visando ampliar a conectividade e o acesso aéreo.

O presidente Raniery Araújo Coêlho destacou em suas considerações dados de estudo realizado pela Panrotas que traz dados comparativos da última década. O panorama aponta Rondônia como um dos estados que mais perderam mais voos e assentos nas últimas décadas. Em 2015, o Estado possuía 6.017 voos. Atualmente, são 2.660; Passageiros transportados, em 2015, eram 788.158, e hoje, 421.626.

Raniery Coêlho sugeriu a realização de uma reunião urgente com o Ministério do Transporte e ABEAR , deputada Cristiane Lopes, com a participação de parlamentares federais, Governo do Estado de Rondônia e representantes do Setor Produtivo do nosso estado.

Outra proposta defendida pelo presidente é a aprovação do PL da cabotagem na aviação brasileira, com base no PL 4392/2023, que permiti que empresas aéreas estrangeiras operem voos comerciais de passageiros entre aeroportos da Amazônia Legal, alterando o Código Brasileiro de Aeronáutica para abrir o mercado.

Faça seu comentário
Rolar para cima