Evento traz um panorama do Circuito Literário Arte da Palavra, que percorre o país até dezembro 

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras promove este mês um encontro para celebrar e valorizar a literatura brasileira. O Festival Arte da Palavra (Farpa) será realizado entre os dias 12 e 15 de junho, no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA), trazendo um panorama do circuito literário nacional que percorre o país até dezembro. O Festival reúne autores da edição deste ano do projeto, que se apresentam em uma programação composta por bate-papos, contação de histórias, oficinas e apresentações culturais.

O Farpa tem como objetivo ser um espaço de imersão dos escritores e artistas entre si e com o público. Eles participam do evento ora como palestrantes, ora como plateia, durante os quatro dias de programação. Estarão presentes no festival nomes como Auritha Tabajara, considerada a primeira cordelista indígena do Brasil; Márcio Benjamin, autor de romances e livros de contos de horror rural e folclóricos; Otávio Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Literatura Infantil; e Ezter Liu, escritora de prosa e poesia, primeira mulher a conquistar o Prêmio Pernambuco de Literatura.

Arte da Palavra

Maior circuito literário do país, o Arte da Palavra promove este ano cerca de 500 atividades, com a participação de 51 escritores e artistas. Bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas estão entre as atrações da programação, que alcança mais de 100 cidades. A seleção de artistas é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todas as regiões do país, o que torna o projeto um retrato da pluralidade literária do Brasil. Além de valorizar a produção nacional, o Arte da Palavra busca incentivar a prática da leitura e abrir espaço para novos autores.

O projeto é composto por três circuitos: o dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; e o de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

Confira a programação:

The post Festival Arte da Palavra movimenta a literatura no Pará first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.