Gas Week: MDIC destaca avanços do setor de gás natural

Representando o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera, participou, nesta quinta-feira (18/4), do encerramento da Gas Week, um dos maiores encontros da indústria de gás do Brasil, promovido pela agência EPBR.  Durante o evento, que reuniu representantes dos setores público e privado, Macera falou sobre o crescimento da área nos últimos anos e a atuação do MDIC para fomentar o mercado.

“Nos últimos dois anos, a importação do gás natural caiu 20% graças ao aumento da produção interna, como a entrada em funcionamento da Unidade de Processamento de Gás Natural do Polo GasLub, em Itaboraí (RJ), que tem a capacidade produtiva de 21 milhões de m³/dia”, apresentou. Além dos projetos que estão para entrar em operação, o governo e o setor têm colocado esforços para buscar novas reservas que serão importantes para atender a demanda da indústria e dos demais setores.

Outro ponto importante que demonstra o aumento do interesse na produção do gás natural nacional é a entrada de novos agentes no setor e, com isso, a formação de um mercado mais competitivo. “Entre 2022 e 2023, 74% dos contratos de compra e venda de gás natural foram celebrados com novos fornecedores. Se analisarmos um período maior de tempo, de 2019 a 2023, os números apontam um crescimento de 163% no número de autorizações para comercialização de gás natural”, apresentou Macera.

A Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR) do MDIC tem, na agenda de redução do Custo Brasil, no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), 4 projetos dedicados especificamente ao gás natural, são eles: o aperfeiçoamento da regulação de acesso às infraestruturas essenciais ao setor de gás; o desenvolvimento da produção no Brasil de gás natural para preços mais competitivos; fim das barreiras à entrada de novas empresas no mercado de gás natural e fim das restrições à figura do consumidor livre.

Imagem: Internet

Fonte: gov.br/mdic/pt-br

The post Gas Week: MDIC destaca avanços do setor de gás natural first appeared on Portal do Comércio.