IFeS-RJ recolhe mais de 37 toneladas de recicláveis em um ano

Foram mais de 1,11 milhão de embalagens recicláveis recolhidas pelos equipamentos Retorna Machine e por coletas volantes em todo o estado do Rio de Janeiro

Apenas em seu primeiro ano de atuação, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) contribuiu com a coleta de mais de 1,11 milhão de embalagens recicláveis de aço, alumínio, PET, longa vida, vidro e plástico nos equipamentos Retorna Machines – 70 máquinas de recebimento de recicláveis disponíveis em 18 municípios do Rio de Janeiro – e por coletas volantes. O montante equivale a 37 toneladas de resíduos recicláveis que ganharam destinação sustentável e deixaram de ir para os aterros sanitários.

Apenas entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, foram mais de 400 mil acessos individuais às máquinas. A coleta e futura reciclagem das embalagens garantiu a redução de mais de 135 mil m³ nos aterros. A economia de energia é estimada em mais de 1.344.227 mil kWh e a economia de água chega a mais de 11.533.141 milhões de litros. A compensação de carbono – não emissão de CO2 – decorrente da destinação desses materiais para a reciclagem equivale à preservação de mais de 2 mil árvores da Mata Atlântica.

A iniciativa é fundamentada na logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem de produtos e resíduos após o descarte do consumidor final. Os equipamentos estão disponíveis em todas as unidades do Sesc-RJ e do Senac-RJ no estado, além de 20 estações de metrô na capital carioca. Além da reciclagem em si, o projeto também é uma ação de educação ambiental que visa conscientizar sobre a importância de dar destinação correta aos resíduos. Os usuários que depositam embalagens nas máquinas ainda recebem créditos que podem ser trocados por produtos e benefícios ou doados para instituições sociais.

O processo possui rastreabilidade em toda a cadeia e é neutro em carbono. Os resíduos depositados nos equipamentos Retorna Machine são retirados pela empresa Ambipar-Triciclo e encaminhados às cooperativas credenciadas para separação e pesagem. Posteriormente, são vendidos por essas cooperativas para as indústrias recicladoras. Essas, por sua vez, apresentam ao IFeS a nota fiscal, que geram o certificado de compensação ambiental.

O IFeS também realiza coletas volantes em grandes eventos, como na programação do Festival de Inverno, Circuito Sesc de Jazz & Blues, Natal Sesc e Sesc Verão e nos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no projeto Recicla Sapucaí. Para essas ações, 307 catadores cooperados foram contratados, por seus serviços ambientais, para atuar diretamente nos eventos. No projeto Recicla Sapucaí, os cooperados, além de ficarem com todo o material arrecadado no evento, também receberam tratamento odontológico do Sesc-RJ. Durante as atividades do projeto Mulheres Plurais, do Sesc-RJ, por exemplo, foram contratados apenas catadores do sexo feminino.

The post IFeS-RJ recolhe mais de 37 toneladas de recicláveis em um ano first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.