INTENÇÃO DE CONSUMO CRESCE EM RONDÔNIA E DEVE IMPULSIONAR VENDAS DE FIM DE ANO

INTENÇÃO DE CONSUMO CRESCE EM RONDÔNIA E DEVE IMPULSIONAR VENDAS DE FIM DE ANO

 Índice caiu -0,5% no Brasil e cresceu 0,1% em Rondônia, mas empresários do comércio, principalmente os grandes estão otimistas  com a Black Friday e nível de empregos.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado todo mês pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Brasil, registrou uma queda de -0,5% em outubro, marcando o terceiro mês consecutivo de retração no índice. Com 101,0 pontos, o indicador alcançou o menor patamar desde março de 2025, embora permaneça marginalmente acima do nível de otimismo (100 pontos). As famílias de menor renda voltaram ao nível pessimista (99,1 pontos), após dois meses considerados otimistas. As de maior renda alcançaram o menor nível de otimismo desde junho de 2023 (112,6 pontos), com retração anual de 3,4% no indicador. Para o economista da CNC João Marcelo Barreto da Costa, “A baixa ou estabilidade nos indicadores de outubro era esperada, visto que as últimas pesquisas de atividade econômica do IBGE indicam uma desaceleração do ritmo de crescimento da economia brasileira. Isso se deve, principalmente, pelo patamar elevado da taxa Selic”, Apesar do aumento da facilidade das compras a prazo pelo quinto mês consecutivo (Acesso ao Crédito cresceu 2,5% anualmente), o Momento para Duráveis continuou apresentando a maior retração entre os componentes (-5,3% no ano), evidenciando a forte influência da Selic nas compras a prazo ou financiamentos com juros, em nível mais alto que no ano passado.

Nível de empregos e Black Friday e animam as vendas de fim de ano

Em Rondônia, onde a pesquisa é realizada em Porto Velho pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, em conjunto com a CNC, a Intenção de Consumo das Famílias-ICF apresentou uma alta de 0,1% em outubro se comparado a setembro e, em relação ao mesmo mês de 2024, teve um crescimento de 7% A pesquisa de intenção de consumo analisa se as famílias possuem propensão da consumir no curto ou médio prazo. Em Porto Velho, a taxa vem crescendo há dois meses e é a 2ª mais alta do ano, alcançando 121,7 pontos, o que é ainda 20,4% acima da nacional. Porém, é preciso analisar que isto se deve muito mais ao consumo das famílias que ganham mais de 10 salários mínimos que com uma intenção de consumo 14,4% maior que os de renda abaixo de 10 SM alcançou o patamar de 135,5 pontos, ainda que -2% menor que em outubro do ano passado. Ocorre um fenômeno semelhante entre os empresários do comércio, pois os maiores acreditam, cada vez mais, que o final do ano, principalmente pela Black Friday e as festas, será o melhor que o ano passado. Este otimismo não é tão grande entre os médios e pequenos empresários ainda que haja uma previsão apontando a abertura de novas vagas de empregos temporários.  Segundo o presidente da Fecomércio/RO, Raniery Araújo Coêlho, “Os empresários do comércio estão otimistas com o final do ano. Sintomas disto são o aumento dos estoques e dos investimentos que mostram que a expectativa é a de termos o melhor um fim de ano bem melhor do que no ano passado, mas, isto também passa por um planejamento para aproveitat o aumento do consumo no fim de ano”.

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