INTENÇÃO DE CONSUMO DE PORTO VELHO CRESCE PELO QUARTO MÊS CONSECUTIVO

INTENÇÃO DE CONSUMO DE PORTO VELHO CRESCE PELO QUARTO MÊS CONSECUTIVO

Aumento de 4,8% na intenção de consumo das famílias desde junho melhora as expectativas de vendas no fim de ano

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em nível nacional, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com 103,1 pontos recuou 0,3% em setembro, refletindo uma piora na avaliação sobre a perspectiva profissional (redução de 0,4%) e o acesso ao crédito (queda de 1,3%). A diminuição foi mais acentuada entre as famílias de maior renda e o público masculino, cujas percepções do mercado de trabalho e consumo futuro pioraram. A desaceleração na criação de empregos e a incerteza econômica levaram a uma retração de -0,4% na perspectiva profissional, apesar de a avaliação sobre o emprego atual ter mostrado sinais de melhora, com um aumento de 0,4% na ICF. Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “O saldo positivo do mercado de trabalho anima os consumidores no curto prazo, mas a cautela quanto ao futuro permanece”. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de julho também revelou um aumento no volume de assalariados, com crescimento acumulado de 3,9% nos últimos 12 meses. Intenção de Consumo de Porto Velho está 9,5% acima da nacional.
Em Rondônia, onde a pesquisa é realizada em Porto Velho pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, em conjunto com a CNC, a Intenção de Consumo das Famílias-ICF apresentou um leve aumento de 0,26% em setembro, quando foi de 112,9 pontos, se comparado a setembro (112,6 pontos) e um crescimento de 6,7% em relação aos 105,8 pontos de setembro de 2023. Em Porto Velho, a taxa vem crescendo há quatro meses é a maior em um ano e nos últimos doze meses, e 9,5% acima da nacional, porém cresceu 4,8% nos últimos quatro meses, o que tem melhorado a expectativa dos empresários do comércio que começam a acreditar, cada vez mais, que, se houver um bom aumento de vendas na Black Friday as vendas de fim de ano serão muito melhores que as do ano passado. As vendas de duráveis e não-duráveis tem apresentado pequenos sinais de melhoras e o presidente da Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, afirmou que “Os empresários do comércio estão mais otimistas com o final do ano. Isto é perceptível pela melhora das expectativas, em especial das empresas com mais de 50 empregados, há uma maior movimentação em busca de aumento dos estoques para o fim de ano, o que demonstra uma tendência a termos o melhor fim de ano melhor dos últimos tempos”.

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