Lançado o Plano de Desenvolvimento do Turismo da Pesca Esportiva de Rondônia

Lançado o Plano de Desenvolvimento do Turismo da Pesca Esportiva de Rondônia

O governador Marcos Rocha lançou oficialmente, na manhã de quinta-feira, 26/06, no auditório do Complexo da Madeira-Mamoré, o Plano de Desenvolvimento do Turismo da Pesca Esportiva em Rondônia. Este é um marco histórico para o setor turístico do estado.
O plano estabelece diretrizes para regulamentar e fomentar a pesca esportiva de forma sustentável, buscando um equilíbrio entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental e valorização do potencial turístico regional. Além disso, a iniciativa visa atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo, e gerar emprego e renda nas comunidades envolvidas, impulsionando a imagem de Rondônia como um destino turístico sustentável e competitivo.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que este é o momento de divulgar essa boa notícia em todo o estado: Rondônia agora possui um plano para o turismo de pesca esportiva. “Isso significa que Rondônia investe em se tornar um destino atrativo e favorável para turistas do Brasil e do mundo. O governo está investindo nesse plano para que o estado colha mais desenvolvimento e a população tenha melhor qualidade de vida. Nosso estado é maravilhoso, tem crescido muito e avançaremos ainda mais.”
A iniciativa, para o governador de Rondônia, é uma combinação perfeita de turismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, valorizando a comunidade ribeirinha e a rica biodiversidade do estado.
______________
Visão e Expectativas dos Parceiros
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, ressaltou que o Plano é executivo e que é crucial tirá-lo do papel. Isso exigirá um esforço conjunto e parceria entre todas as entidades que compõem o trade turístico de Rondônia. “Nas minhas andanças, uma das coisas que aprendi é que um peixe pescado e solto vale muito mais do que um que foi consumido. A pesca esportiva é uma atividade cara, mas gera muitos recursos. Países como a Argentina lucram muito com a pesca da Truta, por exemplo. Queremos trazer essa cultura para cá e desenvolver o nosso turismo como vetor de renda, emprego e geração de negócios”, enfatizou.
O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, destacou que o lançamento do plano é uma celebração memorável diante da importância que ele tem para o estado.  ‘‘Por onde passamos recebemos o reconhecimento que o turismo em Rondônia já não é o mesmo, e isso nasce da governança e dos investimentos do governo na infraestrutura dos municípios, da promoção dos atrativos do estado nas grandes feiras nacionais e internacionais, exposição e campeonatos estaduais de pesca esportiva, e da integração de esforços. E agora o plano está pronto, e envolve etapas de qualificação, promoção e infraestrutura para o turismo de Rondônia e vamos desenvolvê-lo com toda a força.’’
A iniciativa rendeu elogios de Joarez Moreira Filho, assessor especial da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo. “Rondônia está dando exemplo para o Brasil. O estado sempre nos apresenta projetos consistentes, visando beneficiar a comunidade local, e estamos juntos para apoiar. Rondônia está de parabéns”, avaliou.
______________
O Papel da Fecomércio e a Visão dos Operadores
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio foi representado pelo diretor Claudio Hikague, presidente do Sidiber e coordenador do Projeto Porto Velho Sport Fishing. Ele destacou a parceria entre o setor público e privado na criação de uma política pública eficaz para o desenvolvimento do turismo no estado. “Essa semente foi plantada em 2017, quando a Fecomércio-RO, por meio do Conetur, criou o Projeto Porto Velho Sport Fishing. Trabalhamos duro, ganhamos confiança e a adesão de parceiros importantes até chegar ao estágio atual. Hoje o projeto é conhecido em todo o estado e demonstra que o futuro da pesca esportiva é promissor na região”, avaliou.
Danilo Fernandes Lopes, presidente da Associação dos Condutores de Pesca Esportiva do Estado de Rondônia (ACPE/RO), também demonstrou otimismo com o Plano. “Esperamos muito por esse momento e agora precisamos trabalhar para implementar as diretrizes do plano. Todos estão de parabéns. Vai começar agora uma nova etapa para o turismo do Estado”, comentou.
O Plano será lançado na semana que vem em outros municípios contemplados:
•    Pimenteiras do Oeste – 1º de julho, às 9h
•    Cabixi – 1º de julho, às 15h
•    Alta Floresta d’Oeste – 2 de julho, às 14h
•    Alto Alegre dos Parecis – 3 de julho, às 9h
•    Costa Marques – 4 de julho, às 9h
•    São Francisco do Guaporé – 4 de julho, às 15h

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e representantes do setor, incluindo: Paulo Moraes Júnior (secretário municipal de Turismo de Porto Velho); Darcy Cerutti (presidente do Sebrae-RO); Geania Alves (presidente da ABAV-RO); Carlos Faria (presidente do Grupo Amazonfort); Cileide de Macedo (consultora executiva da Fecomércio); além de representantes da pesca esportiva de Brasília e Mato Grosso, autoridades militares, guias turísticos, empresários, turismólogos, imprensa e convidados.

Faça seu comentário
Rolar para cima