Os preços mais baixos e as promoções vão levar 66% dos brasileiros a efetuar compras no período
A plataforma meutudo (https://meutudo.com.br/), por meio de duas pesquisas nacionais, buscou entender o comportamento dos consumidores em relação às intenções de compras para o período da Black Friday. Com 17.392 participantes online, os dados mostram que somente 18,1% dos brasileiros estão economizando especificamente para as compras da Black Friday. E 33,3% dos entrevistados acreditam que os descontos estão perdendo valor a cada ano, enquanto 50% discordam desta afirmação, demonstrando uma divisão nas opiniões sobre a efetividade das promoções. Outra pesquisa da Dito CRM e a Opinion Box destaca que 55% dos consumidores já sabem o que vão comprar na Black Friday. No levantamento, 43% das pessoas afirmam que pretendem gastar mais do que no ano passado. Ainda de acordo com eles, o e-commerce é a plataforma favorita, com 43% o utilizando de forma exclusiva em 2023. Estima-se, em nível nacional, que 66% dos brasileiros pretendem fazer compras no período do evento e apenas 11% não pretendem comprar nada. Muitas empresas já iniciaram suas promoções para a Black Friday, que está marcada para o dia 29 de novembro, e a Confederação Nacional do Comércio-CNC estimou que haverá crescimento das vendas em relação ao ano passado, porém sem especificar ainda percentual.
Em Rondônia se espera um crescimento das vendas do varejo de 5,48% no 4º trimestre
Na segunda pesquisa do meutudo, que contou com 8.156 participantes, o foco foi entender quais produtos desejam os consumidores. Os dados revelam que 60% dos entrevistados pretendem comprar itens variados, como produtos de casa e decoração, alimentos e bebidas, beleza e cosméticos, além de moda e acessórios. Por outro lado, 20,9% planejam investir em eletrodomésticos e 17,9% em eletrônicos e informática. Em relação aos gastos, a pesquisa revelou que 41,4% dos consumidores ainda não têm uma ideia clara de quanto pretendem gastar na data. Contudo, 32,3% afirmaram que planejam gastar até R$ 500,00 e 19,2% até R$ 3 mil, e apenas 7,1% estimam um investimento superior a R$ 3 mil. Em Rondônia, embora haja um maior otimismo em relação à Black Friday, principalmente pela projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, a partir dos últimos dados da atividade econômica, de um aumento de 5,48% no quarto trimestre de 2024 em relação ao mesmo trimestre de 2023 e de estabilidade, em relação ao terceiro trimestre de 2024. Para os doze meses de 2024, a Fecomércio projeta, um aumento de 6,35%. Para o seu presidente, Raniery Araujo Coelho, “Os dados sobre a Black Friday mostram o rondoniense pesquisando para encontrar boas ofertas. Embora parte importante deles use o e-commerce nós, lojistas, devemos ajudar os consumidores a fazer boas escolhas financeiras, inclusive fazendo também ofertas de produtos on-line”