Ministra Marina Silva e governador Mauro Mendes participaram de abertura na sede do Ibama, em Brasília

 

 O MMA realizou na terça e quarta-feira (28 e 29/5), na sede do Ibama, em Brasília (DF), Oficina para Elaboração do Planejamento Integrado para Prevenção e Controle de Incêndios Florestais no Pantanal. A iniciativa busca reforçar a cooperação entre governo federal e os estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) no combate e prevenção de incêndios no bioma.

A ministra Marina Silva e o governador do MT, Mauro Mendes, participaram da abertura. O governador do MS, Eduardo Riedel, foi representado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do MS, coronel Frederico Reis.

Marina defendeu pacto ente o governo federal e governos estaduais para enfrentar incêndios florestais e o períodos de estiagem no país. Em 13 de maio, destacou a ministra, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) decretou pela primeira vez situação crítica de escassez dos recursos hídricos da bacia do Rio Paraguai, a principal do Pantanal. A medida vale até 31 de outubro. 

“Já conversamos com o presidente da República para tomar as providências para o enfrentamento dessa situação. O preço de remediar vai ser sempre maior do que o preço de prevenir. Vamos trabalhar na lógica da prevenção”, afirmou Marina.

Mendes afirmou que seu estado apoiará a ação conjunta para combater incêndios florestais:  

“A gente tem que agregar esforços para resolver todos esses problemas. Essa união é fundamental para enfrentar a situação desse ano e dos próximos anos”, disse o governador. “Temos o compromisso de combater o desmatamento sem tolerância, assim como os incêndios criminosos.”

Focos de calor

Após a abertura, o pesquisador Fabiano Morelli, do Inpe, apresentou dados sobre focos de calor no Pantanal. Já a professora Renata Libonati, do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ, traçou um panorama das áreas queimadas no bioma.

Em seguida, técnicos do Prevfogo, do Ibama, fizeram análise territorial e distribuição dos incêndios e queimadas no Pantanal e apresentaram o resultado de oficinas realizadas em 2023.

Na quarta-feira, representantes do Ibama, do ICMBio e das secretarias de Meio Ambiente e dos Corpos de Bombeiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentaram seus planos operacionais de prevenção e controle do fogo.

Os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho; do ICMBio, Mauro Pires; o secretário-adjunto executivo da Sema/MT, Alex Sandro Marega; e o diretor de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama, Jair Schmitt, entre outros, também participaram da oficina. Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima.

Imagem: Internet

Fonte: gov.br/mma/pt-br

The post MMA, MS e MT discutem planejamento integrado para prevenção e controle de incêndios no Pantanal first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.