A técnica do Programa Ecos Sustentabilidade do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio/RO, Adriana Bandeira, apresentou na manhã terça-feira (26.11) o projeto das ecobags e do biodigestor – iniciativas voltadas à sustentabilidade – durante palestra no Censipam – Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM.
A palestra foi alusiva ao Dia da Amazônia, comemorado em 05 de setembro, e teve como tema “Amazônia sob ameaça: Reflexos da Devastação no Coração da Floresta”, cujo objetivo é celebrar a importância região Amazônica e da atividade dos órgãos de proteção ambiental, através da realização de palestras sobre biodiversidade, preservação ambiental, manejo sustentável e desafios enfrentados na região.
“O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio/RO também leva a sério a temática ambiental e desenvolve projetos importantes em suas casas, como é o caso dos biodigestores, e que servem de modelo para outras organizações e ao próprio poder público. A Confederação Nacional do Comércio – CNC, por meio do presidente José Roberto Tadros, tem apoiado muito esse tipo de projeto pelas federações estaduais”, disse Adriana.
ECOBAGS E BIODIGESTORES
Cada uma das nove unidades do Sesc em Rondônia possui um biodigestor – uma tecnologia recentemente incorporada à política de sustentabilidade do Sistema em Rondônia, desde junho de 2023, que utiliza processos biológicos para decompor resíduos orgânicos, como sobras de comida, transformando essa matéria orgânica em biofertilizante – que é doado pelo Mesa Brasil para pequenos agricultores – e Biogás, utilizado nas cozinhas do próprio Sistema.
O curso de Ecobags foi realizado pelo Senac de Ariquemes e formou inicialmente 13 mulheres do curso de Corte e Costura, em agosto, e cerca de outras 20 alunas, em outubro. As bolsas são fabricadas com banners plásticos utilizados pelo Sistema e que seriam descartados no aterro municipal. É um trabalho que contempla de uma só vez a preservação ambiental, capacitação profissional e geração de renda.
DIA DA AMAZÔNIA
O Dia da Amazônia foi realizado nos dias 26 e 27 na sede do Censipam, em Porto Velho, para destacar a importância da preservação do bioma e o papel vital das entidades que atuam em defesa do meio ambiente.
O evento reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, pesquisadores, estudantes e membros da comunidade local, evidenciando a força da união de diferentes setores em prol de um futuro sustentável para a região.
A programação apresentou palestras, minicursos e workshops com temas importantes para o futuro da Amazônia, como a biodiversidade, o manejo sustentável e os desafios enfrentados pelas comunidades e pelos órgãos de proteção ambiental.
Órgãos como Ibama, ICMBios, Universidade Federal de Rondônia (Unir), IFRO, Censipam, Sedam, Corpo de Bombeiros, lideranças indígenas, CPRM, ongs ambientalistas, além de uma delegação bolivianos estudiosos do clima e hidrologia, participaram do evento.