
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO e seus sindicatos filiados avisam as empresas sobre o Dia do Cliente, que é comemorado no dia 15 de setembro. Trata-se de uma data de celebração e homenagem ao cliente, que são a razão de ser das empresas. A data é uma grande oportunidade para estreitar os laços entre consumidor e empresa e, este é um motivo fundamental para inseri-la no calendário das empresas. O Dia do Cliente surgiu no ano de 2003, no Rio Grande do Sul. O especialista em Marketing e em Recursos Humanos, João Carlos Rego, foi o seu criador, a partir da premissa de que os clientes são o maior motor do mercado, responsáveis pela existência das empresas. Em 2019 foi institucionalizado pela Câmara Federal, em Brasília.
A Importância de valorizar o Dia do Cliente
A Fecomércio Rondônia aponta que é importante investir no Dia do Cliente porque a data vem ganhando cada vez mais popularidade e ajudando a movimentar o mercado. É também uma data comemorativa que se constitui no momento ideal para conquistar a satisfação do cliente. Daí a necessidade de aplicar algumas ideias de sucesso para marcar a relação com seu cliente e mostrar o quanto os consumidores são especiais. O conselho é o de criar campanhas de marketing específicas para o Dia do Cliente. Afinal as buscas por promoções de produtos e serviços aumentam no Dia do Cliente e aumenta também a concorrência. Assim, é importante que sua empresa crie campanhas específicas para a data, que invista em ações de marketing chamativas utilizando palavras-chave como ofertas Dia do Cliente para alcançar melhores posicionamentos nas ferramentas de busca, além de chamar a atenção de uma maior quantidade de consumidores.
Outros conselhos são para que:
Recompense a fidelidade do cliente
Afora oferecer descontos para o consumidor, é importante investir em ações de agradecimento para clientes fiéis. Aproveite os dados com contatos de clientes que já realizaram compras de sua empresa e envie um e-mail ou mensagem de agradecimento. Assim, mostrará que valoriza esta parceria. Ou, se quiser dar um passo mais ousado, ofereça brindes ou descontos especiais para os clientes que estão sempre com você!
Promova ações personalizadas
Saber os gostos pessoais e as necessidades dos clientes não é difícil olhando seu histórico de compras. Montar uma base de dados e consultá-la sempre pode auxiliar nas ações comemorativas personalizadas. Descubra quais categorias de produtos/serviços o cliente tem maior interesse e ofereça descontos especiais nelas. Faça o envio personalizado de mensagem de promoção para clientes. Assim, ele se sentirá valorizado e terá um incentivo extra para adquirir o produto que prefere.
Invista num bom atendimento
O atendimento ao cliente, seja presencial ou online, faz uma grande diferença em qualquer data. Mais vale mais ainda uma atenção especial no Dia do Cliente. Treine e assegure-se de que seus colaboradores estejam incentivados e dispostos a tratar “na palma da mão” o cliente em seu dia especial. Decore a loja para a ocasião, ou, caso a empresa trabalhe apenas com e-commerce, envie pacotes decorados com pequenos bilhetes de agradecimento. Estes pequenos gestos fazem com o que o cliente se sinta valorizado.
Chame a atenção com lançamentos
O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para lançar novos produtos! Você pode divulgar as novidades primeiro para os clientes fiéis, dando-lhes exclusividade, ou ainda criar produtos especiais para a data, com vendas limitadas. Assim, você chama ainda mais atenção para seu negócio.
Ofereça brindes especiais pelo Dia do Cliente
No seu dia, o cliente espera ser mimado. Então, não o decepcione! Mostre que são especiais por meio de pequenas ações. Acesso a cursos e conteúdos especiais, envio de cartas manuscritas, ingressos para o cinema, cupons de desconto e pequenos brindes como bombons, cadernetas ou adesivos são opções válidas e simples para presentear o cliente.
Lembre-se sempre: o Dia do Cliente é uma data comemorativa em que o consumidor espera encontrar promoções, receber brindes e ser homenageado. Portanto, não fique à margem dos que sabem aproveitar esta oportunidade para agradar quem move o seu negócio.