NO DIA OFICIAL DA BLACK FRIDAY A EXPECTATIVA É DE QUE SE REALIZEM 32% DAS COMPRAS

NO DIA OFICIAL DA BLACK FRIDAY A EXPECTATIVA É DE QUE SE REALIZEM 32% DAS COMPRAS

Em Rondônia a movimentação financeira deve alcançar R$ 55 milhões

 

No Brasil a data oficial da Black Friday é na 6ª feira (29) e, embora, segundo a  fintech Koin, líder em Buy Now Pay Later (BNPL – Compre Agora, Pague Depois) no Brasil, tenha mapeado a intenção de que mais de 70% dos brasileiros se preparam para a Black Friday, por meio de pesquisas de preço, fazendo uma lista de produtos desejados e até mesmo reservando um orçamento específico para as compras neste período de descontos, uma pesquisa mais recente da Ponto Map aponta que 32% dos consumidores vão esperar este dia para comprar por acreditar em melhores descontos. Apesar disto, desde o começo do mês, as empresas já apresentam descontos e várias promoções e 16% dos consumidores já aproveitaram as ofertas antecipadas. No entanto, para 27% dos entrevistados, o principal desafio da Black Friday é identificar se os descontos são mesmo reais. De qualquer forma quase metade (49,4%) dos respondentes planeja gastar mais este ano em comparação a 2023.


Black Friday é uma oportunidade para se preparar para as vendas de fim de ano

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a estimativa de que a Black Friday de 2024 deve movimentar R$ 5,22 bilhões no comércio brasileiro. Caso a projeção se confirme, a movimentação terá crescimento de 0,4% em relação ao ano passado, já descontada a inflação. Em Rondônia a expectativa, segundo a Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO é de uma movimentação de cerca de R$ 55 milhões. Desde sua incorporação ao calendário varejista em 2010, a data vem se consolidando como uma das principais do setor, ganhando relevância com a ascensão do e-commerce e o apelo das promoções. Uma das constatações do levantamento da CNC é a de que, via  monitoração das variações de preços,  os itens mais buscados na Black Friday, nos últimos 40 dias, são eletroeletrônicos. Cerca de 55% dos produtos analisados apresentaram tendência de redução de preços, especialmente ventiladores e tênis femininos, que registraram quedas de até 15% e 13%, respectivamente. Em contrapartida, itens com alta procura, como ar-condicionado e televisores, mantiveram os preços estáveis, com poucas variações.  Em relação aos produtos que os consumidores desejam consumir, também dados da pesquisa da Koin, com  mais de 300 pessoas de todo o país, indica uma diversificação muito grande até porque feito com respostas em múltipla escolha. O destaque fica por conta dos eletrodomésticos (48,6%); viagens (45,9%) -a proximidade do final do ano e das férias – além de eletrônicos (41,2%), móveis e decoração (22,6%); utilidades domésticas (21%); produtos de beleza (17,9%); alimentos e bebidas (10,5%) e livros e papelaria (10,5%), entre outros.

O presidente da Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, está otimista em relação à Black Friday, embora considere que seja importante mostrar para o cliente a separação entre as datas da Black Friday e do Natal, destacando o objetivo de cada uma, mas considera que o bom desempenho desta época irá melhorar as vendas de fim de ano, pois afirmou que “Consideramos a Black Friday para os negócios uma oportunidade de aprendizado e crescimento. E termos, como esperamos ter uma Black Friday bem-sucedida, não só aumenta as vendas, mas também reforça a confiança de termos vendas de fim de ano muito melhores”.

 

 

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