Em 23 de maio, o Senac Pernambuco inaugurou o novo Centro de Educação Profissional em Serra Talhada. Durante a cerimônia, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, recebeu o título de Cidadão Serra-talhadense. A honraria foi entregue pela prefeita Márcia Conrado, na presença do presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.

Tadros agradeceu a homenagem e destacou o trabalho realizado pelo Sistema Comércio no estado pernambucano, afirmando que “o município ganha um espaço fundamental para a qualificação profissional para os segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, com equipamentos e infraestrutura de ponta”.

Ainda durante o evento, a diretora-geral Executiva da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Simone Guimarães, foi homenageada pela Fecomércio-PE com o Troféu Mascate, que reconhece a excelência dos serviços prestados ao comércio brasileiro e a atuação pelo desenvolvimento das entidades representativas.

Cleide Pimentel, diretora executiva da Fecomércio-PE, entrega o Troféu Mascate a Simone Guimarães

Bernardo Peixoto também foi agraciado pela CNC com o Troféu Mascate em reconhecimento ao relevante trabalho realizado pela Federação em Pernambuco.

Sobre a nova unidade do Senac-PE

Com uma área construída de aproximadamente 3 mil m², o novo Senac conta com 14 ambientes educacionais modernos e equipados, incluindo biblioteca, sala de inovações e auditório. A unidade foi nomeada em homenagem ao empresário José Roberto Tadros, patrono da obra e presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A oferta de cursos do Senac Serra Talhada foi cuidadosamente elaborada com base na vocação econômica da região e nas necessidades do mercado de trabalho. Entre os cursos técnicos oferecidos, destacam-se Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Massoterapia, Segurança do Trabalho e Nutrição e Dietética.

Além dos cursos técnicos, a unidade também oferecerá qualificação profissional em diversas áreas, como cabeleireiro, cozinheiro, vendedor e instalador de redes de computadores. E para quem busca flexibilidade, haverá a opção de cursos a distância (EAD).

A construção do novo Senac Serra Talhada seguiu os princípios da sustentabilidade. A unidade possui um sistema de reuso de água da chuva, fachadas em ACM e glazing que proporcionam maior conforto térmico e luminosidade, além de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além disso, o centro educacional está comprometido com a energia solar, com a implantação de mais de 900 placas fotovoltaicas nos próximos anos.

Sobre o Troféu Mascate

Criado pela CNC e pelo Departamento Nacional do Senac, em 1964, o Troféu Mascate foi instituído para homenagear e reconhecer as pessoas que se destacam pela liderança e capacidade, valorizando o comércio brasileiro. A primeira edição ocorreu no Dia do Comerciante, 16 de julho, data do nascimento de José da Silva Lisboa, primeiro Barão e Visconde de Cairu, reconhecido como Patrono do Comércio.

A escultura O Mascate é feita em bronze pelo artista plástico Honério Peçanha, sendo um troféu que representa a figura do mascate, pioneiro considerado o precursor da atividade comercial moderna. O termo “mascate” vem da cidade de mesmo nome, com 40 mil habitantes, situada no Mar de Omã, na entrada do Golfo Pérsico.

The post Noite de homenagens na inauguração do Centro de Educação Profissional do Senac em Serra Talhada first appeared on Portal do Comércio.