
Chegamos em 2025, depois de um 2024 intenso e desafiador, onde tivemos que exercer a resiliência, a negociação e a busca por parcerias produtivas. Mas, temos que contabilizar os sucessos, afinal, o ano que passou foi de muitas realizações que reforçam o compromisso do Sistema Fecomércio e seus Sindicatos Empresariais como entidades representativas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Rondônia.
Dentre as realizações destacam-se a parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedec (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico) e Setur (Superintendência Estadual de Turismo), na realização da 1ª Expo Turismo de Rondônia; a instalação da Câmara da Mulher Empreendedora; a realização do Workshop Conexão RH; os avanços dos programas ECOS e Mesa Brasil; a campanha SOS Acre e SOS Rio Grande do Sul; as ações de apoio aos ribeirinhos afetados pela crise hídrica do rio Madeira; as reuniões sobre a revitalização e segurança dos centros comerciais; a maior participação das micro e pequenas empresas nas licitações governamentais; a maratona do programa Senac Gratuidade (PSG), e isto só para citar algumas.
Como se observa, por este apanhado rápido e pouco extensivo, não podemos deixar de assinalar que 2024 teve aspectos positivos como a prorrogação do Difal – diferença entre as alíquotas interna e interestadual nas operações e prestações interestaduais que destinem bens e serviços a consumidor final -, o reparcelamento de dívidas do ICMS, e o não desenquadramento de empresas do Simples Nacional. Porém, não existe mágica diante de tantos desafios que ainda temos pela frente.
A grande realidade é que precisamos sempre fazer muito mais com muito menos, buscando sempre superar os resultados anteriores e atender nossas empresas e público de forma cada vez mais eficiente.
O fato é que estamos em 2025, e persistem no horizonte os mesmos desafios. Teremos de enfrentá-los, esta é a certeza. Há alguns bons sinais como o da crença de que o consumo das famílias continuará impulsionando a economia pelo aumento do poder de compra.
Independente dos desafios que cercam o ambiente de negócios, o empresário do comércio é um otimista que abre todo santo dia suas portas na esperança de ter clientes. E o empresário de Rondônia é ainda mais otimista. Há uma forte razão para isto: nós temos no DNA o desejo, a vontade, a necessidade de crescer e, bem sabemos, que há espaço para conseguirmos bons resultados.
Neste sentido, é evidente, que precisamos acompanhar as tendências econômicas, ficar de olhos atentos para o que acontece, mas, com as grandes mudanças que a reforma tributária está trazendo, mais do que nunca será indispensável um controle maior, um planejamento tributário que possa nos levar à redução dos custos e, sem dúvida, maiores investimentos em tecnologia para melhorar os processos e atender melhor aos clientes.
Uma das mudanças mais importantes que se tem verificado no comportamento do consumidor é o costume de pesquisar preços e substituir produtos por outros mais baratos. Por isso, o empresário não poderá deixar de estar atento à questão do custo e da procura para fidelizar sua clientela. Não há fórmulas mágicas.
Como sempre o trabalho diário, o treinamento da equipe e manter-se atualizado sobre as mudanças fiscais e econômicas será essencial para se navegar melhor num ambiente em que vamos depender muito de fatores internos e externos. Os contabilistas, num contexto assim, têm maior importância ainda para as decisões, mas manter o otimismo e buscar novas oportunidades é o caminho para que se possa esperar um 2025 muito melhor.
Raniery Araujo Coelho é Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) e Vice-Presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC).