Posse da Nova Diretoria da ABAV-RO na Fecomércio reúne autoridades e reafirma compromisso com o fortalecimento do turismo em Rondônia

Posse da Nova Diretoria da ABAV-RO na Fecomércio reúne autoridades e reafirma compromisso com o fortalecimento do turismo em Rondônia

A Associação Brasileira de Agências de Viagens – Seccional Rondônia (ABAV-RO) realizou, nesta quarta-feira (19/11), na sede da Fecomércio Rondônia, a cerimônia de posse da nova diretoria. O evento marcou a transição da presidência da Sra. Geania Alves Dias para o Sr. Márcio Barreto e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes do setor produtivo.

Participaram da solenidade o Presidente do Sistema Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho; o Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes; o Secretário Municipal da SEMTEL, Paulo Moraes; o Superintendente Estadual de Turismo (SETUR), Gilvan Pereira o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (ACEP) Valdir Vargas e lideranças empresariais.

A nova diretoria assume com o compromisso de ampliar o diálogo institucional, fortalecer a qualificação profissional e contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo em Rondônia, reforçando a importância da integração entre o setor público e a iniciativa privada

Durante a cerimônia, o Presidente Raniery Araújo Coêlho destacou o papel estratégico da ABAV-RO e saudou a nova gestão.

“Quero agradecer a presença de todas as autoridades, empresários e representantes do turismo que prestigiam este momento tão importante para a ABAV-RO e para Rondônia. A transição de diretoria simboliza renovação e continuidade institucional. Registro meu reconhecimento ao trabalho realizado pela presidente Geania e dou as boas-vindas ao novo presidente, Márcio Barreto, que assume em um período desafiador para o setor. O Sistema Fecomércio reafirma seu compromisso de atuar conjuntamente com as entidades do trade turístico. Temos trabalhado intensamente ao lado dos poderes públicos e dos representantes empresariais para enfrentar temas que impactam diretamente o desenvolvimento regional, como a crise da malha aérea na Amazônia. Seguiremos unidos na defesa de pautas estratégicas e na construção de condições que permitam ao turismo rondoniense avançar, gerar oportunidades e fortalecer nossa economia. Desejo pleno êxito à nova gestão.”

Também durante a posse, as lideranças da Fecomércio-RO, ABAV-RO, SETUR, SEMTEL e ACEP encaminharam documentos conjuntos ao Senado, Governo de Rondônia e Prefeitura de Porto Velho solicitando apoio a uma articulação política ampla em defesa da malha aérea da Amazônia.

Entre os pontos solicitados, reforçam-se:

  • Queda da oferta de voos: Rondônia registrou redução de 56% no número de voos e 46,5% na oferta de assentos entre 2015 e 2025, afetando a economia, o turismo e a conectividade regional;
  • Medidas federais insuficientes: Apesar dos R$ 4 bilhões liberados para companhias aéreas, não há garantias de que os recursos resultarão em melhoria para a região Norte.

Entre algumas das solicitadas estão:

  • Redução da alíquota do QAV para empresas que operam na região;
  • Abertura do mercado e aumento da concorrência, incluindo novas companhias regionais e estrangeiras;
  • Criação de subsídios específicos para a aviação regional amazônica; Investimentos em infraestrutura aeroportuária no interior do estado.

As entidades reforçam que a união entre governo federal, governos locais, bancada parlamentar e setor produtivo é fundamental para recuperar a conectividade aérea e garantir condições adequadas de desenvolvimento para Rondônia.

Faça seu comentário
Rolar para cima