Presidente da Fecomércio-RJ recebe o Troféu Mascate

A reunião de diretoria da Fecomércio-RJ, realizada em 20 de maio,  foi prestigiada pelo presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e pelo jurista e ex-ministro Bernardo Cabral. Os dois ministraram palestras para os diretores e colaboradores do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ, que lotaram o auditório da Federação.

Na ocasião, Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio-RJ, recebeu o Troféu Mascate, um reconhecimento àqueles que se destacam por sua liderança e valorização do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Leandro Domingos, vice-presidente Financeiro da CNC, também esteve presente na solenidade.

O presidente da Fecomércio-RJ agradeceu a presença dos convidados e afirmou que todas as decisões na Federação são tomadas com base em diálogos estreitos com a CNC. “Hoje é um dia histórico para a Fecomércio-RJ. Estou muito grato pela presença do presidente Tadros e do ministro Bernardo Cabral em nossa reunião. Agradecemos o apoio, conselhos e orientações que os dois nos dão. Se hoje a Fecomércio do Rio tem um trabalho reconhecido, devemos a essa ajuda”, disse Queiroz.

Bernardo Cabral, consultor da presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), relator da Constituição de 1988 e chamado de “Pai da democracia”, falou por cerca de uma hora sobre sua larga experiência política e deu detalhes do trabalho da Assembleia Nacional Constituinte. Ao fim da palestra foi aplaudido de pé.

Já o presidente José Roberto Tadros, destacou as conquistas da Confederação na última década e se mostrou otimista quanto ao futuro do Sistema Comércio. Ressaltou também a consistente relação estabelecida pela Confederação com as Federações estaduais e nacionais.

Troféu Mascate

Criado pela CNC e pelo Departamento Nacional do Senac, em 1964, o Troféu Mascate foi instituído para homenagear e reconhecer as pessoas que se destacam pela liderança e capacidade, valorizando o comércio brasileiro. A primeira edição ocorreu no Dia do Comerciante, 16 de julho, data do nascimento de José da Silva Lisboa, primeiro Barão e Visconde de Cairu, reconhecido como Patrono do Comércio.

A escultura O Mascate é esculpida em bronze pelo artista plástico Honério Peçanha, sendo um troféu que representa a figura do mascate, pioneiro considerado o precursor da atividade comercial moderna. O termo “mascate” vem da cidade de mesmo nome, com 40 mil habitantes, situada no Mar de Omã, na entrada do Golfo Pérsico.

The post Presidente da Fecomércio-RJ recebe o Troféu Mascate first appeared on Portal do Comércio.