O presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro, no auditório do Teatro Banzeiros, com a Comenda Honorífica Madeira-Mamoré. A solenidade contou com a presença de seus familiares e da Diretora Administrativa e Financeira do Senac-RO, Giselle Araujo dos Santos.
A honraria foi entregue pelo prefeito Léo Moraes, durante a cerimônia alusiva aos 110 anos de Porto Velho, como forma de reconhecimento pelo trabalho empresarial do presidente em prol do desenvolvimento do município.
Ao receber a Comenda, Raniery Coelho destacou o trabalho da atual gestão municipal, bem como o papel fundamental de sua família no pioneirismo de Rondônia.
“É uma grande satisfação. Recebo com muita honra essa homenagem por ser filho da terra e ter este reconhecimento da gestão do prefeito Léo Moraes, estendida a todos os meus familiares, que foram pioneiros. Me sinto muito lisonjeado e só tenho a agradecer.”
A Comenda Madeira-Mamoré simboliza a história e a tradição da região, homenageando aqueles que contribuem para preservar e promover o legado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um marco histórico que impulsionou o desenvolvimento de Porto Velho.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância da honraria, ressaltando que a medalha é um símbolo de orgulho para toda a população.
“Essa medalha representa a retomada da autoestima, do pertencimento e da identidade que queremos que todos sintam novamente ao estar e fazer parte da nossa Rondônia.”
SOBRE A COMENDA
A Comenda Madeira-Mamoré é a mais alta honraria instituída para homenagear pessoas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município de Porto Velho.
Criada pela Lei nº 1.433, de 4 de outubro de 2021, e readequada pela Lei nº 2.933, de 26 de maio de 2022, a homenagem está prevista no Decreto nº 20.755, de 22 de janeiro de 2025.







