Programa Ecos e Mesa Brasil levam Boas Práticas de Reaproveitamento e manipulação de alimentos a escola

Programa Ecos e Mesa Brasil levam Boas Práticas de  Reaproveitamento e manipulação de alimentos a escola

O Ecos Sustentabilidade e o Mesa Brasil, dois programas do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio, estiveram na manhã desta segunda-feira na escola municipal Joaquim Vicente Rondon, no distrito de Jacy-Paraná (zona rural de Porto Velho), para dar uma palestra sobre Reaproveitamento e Manipulação de alimentos a cinco merendeiras daquele estabelecimento de ensino.
Na abertura da palestra, a Diretora do Sindilojas e da Fecomércio-RO, Mariana Belandi Scheffer, falou sobre a importância do tema, como forma de evitar desperdícios e otimizar a utilização de alimentos de uma forma saudável e sustentável. “É uma boa prática que terá impactos significativos na sustentabilidade do planeta. Hoje o Brasil é campeão na produção de alimentos e um dos que mais desperdiça também”, ressaltou.
A palestra foi coordenada pela nutricionista Gabriela Galão, coordenadora do Mesa Brasil do Sesc-RO. Segundo ela, a importância da boa manipulação dos alimentos está em prevenir a contaminação, evitando doenças de origem alimentar entre os alunos, que são especialmente vulneráveis. Ao seguirem procedimentos adequados de higiene e manuseio, as merendeiras garantem não só a segurança nutricional, mas também contribuem para a saúde e bem-estar das crianças, promovendo um ambiente escolar mais saudável.
MESA BRASIL
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
ECOS
O Ecos é um Programa da Confederação Nacional do Comércio com objetivo de planejar, executar e apoiar ações de sustentabilidade nas federações do comércio estaduais, Sesc e Senac. Por meio de três perspectivas estratégicas, as unidades devem construir o planejamento de ações do programa. São elas: Mitigar os impactos socioambientais, Otimizar o uso dos recursos da instituição, e Sensibilizar os colaboradores na execução dessas ações.

Faça seu comentário
Rolar para cima