Reunião de Diretoria destaca conquistas recentes do Sistema Comércio

Prêmio Bela, recebido pelo Sesc por proteção do meio ambiente, foi celebrado durante o encontro mensal. Planejamento estratégico e o primeiro ano do escritório da Confederação em Portugal também foram destaques.

Em 18 de abril, aconteceu a reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reunindo representantes das Federações que compõem o corpo diretivo do Sistema Comércio. Durante a reunião, recentes prêmios outorgados à entidade e seu presidente, José Roberto Tadros, bem como projetos realizados em todo o País deram o tom do encontro mensal, realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, concedeu ao Sesc, em 12 de abril, o Prêmio Brazilian Environmental Leader Award (Bela), que tem por objetivo reconhecer lideranças e empresas brasileiras que atuam no combate à crise climática e na proteção do meio ambiente. A homenagem foi um reconhecimento das significativas contribuições do Sesc envolvendo a área de conservação de vários biomas brasileiros e de educação ambiental. Projetos como o Polo Socioambiental Sesc Pantanal e a Reserva Ecológica Sesc Iparana, no Ceará, foram citados como referência no segmento.

O prêmio de Benemérito do Setor, recebido pelo presidente Tadros durante o Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac 2024), promovido pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), foi um dos assuntos do encontro. Edmilson Pereira, presidente da Federação responsável pelo evento cujo foco é a integração de empresários e profissionais do setor de serviços terceirizáveis, destacou a importância da maior condecoração concedida pela Febrac, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Tadros à categoria.

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, falou sobre a recente viagem efetuada por uma comitiva natalense à Europa. Queiroz e os presidentes da Fecomércio no Amapá, Ladislao Monte, e Bernardo Peixoto, da Fecomércio-PE, que também participaram da comitiva, enfatizaram a relevância do trabalho de divulgação dos destinos turísticos do norte e nordeste do País para captação de mais turistas estrangeiros, bem como o desenvolvimento de práticas de turismo sustentável.

O presidente Tadros ressaltou a importância de ações nesse sentido, tendo comentado que “além dos nossos biomas, há muitos atrativos que podemos promover lá fora. O futuro do Brasil, não tenho dúvida nenhuma, são serviços e turismo”.

O grupo participou da feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, e da Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB Berlim) de 2024, na Alemanha, além de ter promovido reuniões no escritório da CNC em Lisboa, Portugal, visando a parcerias estratégicas para seus estados. Uma delas foi um intercâmbio profissionalizante, firmado entre a Escola Profissional de Nazaré (Portugal) e o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em Natal, para intercâmbio educacional entre seus alunos, incentivando a troca de boas práticas.

Saiba mais: Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso são destinos premiados na ITB Berlim

Aderson Frota, presidente em exercício da Fecomércio-AM, falou sobre a recente celebração dos 70 anos de atuação da entidade no Estado amazonense. Ele também demonstrou preocupação com a iminente estiagem que pode assolar o Estado novamente. “O comércio viveu momentos terríveis. No último ano, tivemos um aumento de cerca de 300% nos fretes, ocasionando aumento de preços”, comentou.

Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, relembrou que a Federação capixaba celebrará 70 anos de atuação em maio e também destacou a criação  da Comenda Antonio Oliveira Santos pela Assembleia Legislativa do Estado. A honraria é em homenagem ao ex-presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, que também foi presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), falecido em 5 de agosto de 2023.

Já Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS, pontuou os temas que vêm sendo debatidos nas reuniões das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da entidade, dando ênfase aos impactos da regulamentação da reforma tributária nos diferentes setores representados pela CNC.

José Aparecido da Costa Freire, presidente da Fecomércio-DF, falou sobre a parceria firmada entre o Senac-DF e a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal para implantação de empresa pedagógica de gastronomia na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Abandonada há mais de 20 anos, a estrutura, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, será assumida pelo Senac-DF, que instalará uma unidade avançada com foco na aprendizagem em gastronomia, possibilitando a prática profissional dos alunos, além de revitalizar o importante ponto turístico brasiliense.

Sérgio Henrique, gerente da Assessoria de Gestão das Representações da CNC, comentou as ações realizadas ao longo do último ano pelas Federações Nacionais e Estaduais, no escritório da CNC em Portugal, com foco na promoção de destinos e parcerias para o desenvolvimento econômico de seus estados e setores. Já Rafaela do Rio, gerente de Planejamento da Confederação, apresentou o Planejamento Estratégico 2024 da CNC, incluindo as metas e métricas estabelecidas para o próximo quadriênio.

Saiba mais: CNC inaugura escritório internacional em Lisboa com foco na aproximação de negócios entre Europa e Mercosul

The post Reunião de Diretoria destaca conquistas recentes do Sistema Comércio first appeared on Portal do Comércio.