Rondônia Lidera o Combate ao Desemprego no Brasil

Rondônia Lidera o Combate ao Desemprego no Brasil

Rondônia se destaca como o estado que mais contribuiu para o menor índice histórico de desemprego registrado no Brasil. Com uma taxa de desocupação de 2,1% no 3º trimestre de 2024, Rondônia lidera o ranking nacional, superando a média nacional de 6,2%, conforme divulgado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral do IBGE, em novembro de 2024.


Conquistas Históricas

O estado não apenas alcançou o menor índice do país, mas também quebrou seu próprio recorde, que era de 2,3% no 3º trimestre de 2023, consolidando-se como referência no combate ao desemprego desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.


Fatores que Impulsionam o Desenvolvimento

De acordo com Raniery Araújo Coelho, presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Rondônia vive um ciclo de desenvolvimento econômico impulsionado por:

  • Austeridade fiscal; (é uma medida adotada pelo Estado para manter um equilíbrio entre seus gastos e sua arrecadação.)
  • Parcerias com o setor produtivo;
  • Força dos setores de comércio, serviços, turismo, indústria e agronegócio.

“Temos um Governo do Estado e prefeituras que têm sido grandes parceiros no desenvolvimento de grandes projetos, privilegiando a manutenção de empresas e principalmente dos empregos. Esse é um dos principais pilares desse desempenho fantástico”, afirmou Raniery.


Comparativo Nacional: Líder Absoluto

Rondônia ficou à frente de outros estados com baixas taxas de desemprego, como:

  • Mato Grosso: 2,3%;
  • Santa Catarina: 2,8%.

Por outro lado, estados como Pernambuco (10,5%), Bahia (9,7%) e Distrito Federal (8,8%) registraram os índices mais elevados no mesmo período.


Trajetória de Sucesso

O governador Marcos Rocha destacou que Rondônia “cravou sua marca na história da economia brasileira”, sendo líder no combate ao desemprego em vários trimestres consecutivos:

  • 3º trimestre de 2022: 3º lugar (3,9%);
  • 4º trimestre de 2022: 1º lugar (3,1%);
  • 3º trimestre de 2024: 1º lugar (2,1%).

O vice-governador Sérgio Gonçalves, secretário da Sedec, reforçou que o modelo de desenvolvimento do estado atende às demandas da população, promovendo a atração de negócios, geração de renda e bem-estar social.


Desempenho Anual

Em 2023, Rondônia também liderou o ranking anual com a menor taxa de desocupação do Brasil: 3,2%.


Rondônia: Um Estado de Oportunidades

Com um governo parceiro e um setor produtivo fortalecido, Rondônia se consolida como referência em geração de empregos e desenvolvimento socioeconômico, reforçando sua posição de destaque no cenário nacional.

 

Faça seu comentário
Rolar para cima