
Representantes da Fecomércio-RO, Faperon e da Invest Rondônia estiveram na última sexta-feira (07/03) na Delegacia da Receita Federal, em Porto Velho, para tratar de duas pautas de grande importância para o setor produtivo rondoniense.
A primeira pauta foi de caráter protocolar, com a entrega de um convite ao delegado da Receita Federal, Leonildo Camilo Rosa, para participação na Semana S, evento que acontecerá em maio em Rondônia e simultaneamente em todo o país. A Semana S contará com uma programação gratuita e diversificada, incluindo premiações, e tem como objetivo conectar empresários e o público em geral às oportunidades oferecidas pelo Sistema do Comércio.
O segundo tema abordado foi a instalação de um porto seco – uma área alfandegada localizada fora dos portos principais, que facilita a movimentação de cargas na capital do estado. A proposta recebeu total apoio do delegado Leonildo Camilo Rosa, que destacou o papel da Receita Federal no desenvolvimento econômico e seu compromisso com iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.
Comércio Exterior em Foco
Durante a reunião, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, ressaltou a necessidade de reestruturar o fluxo de mercadorias, priorizando o uso da Hidrovia do Madeira. Ele também destacou a importância de maior apoio da União e do Estado, tanto na desburocratização dos processos quanto na melhoria da infraestrutura, lamentando o baixo nível de investimentos no porto de Porto Velho.
A gerente de Relações Institucionais da Invest Rondônia, Laura Viana, pontuou os avanços do governo estadual em relação às cadeias de produção e à ampliação do comércio exterior rondoniense. Além disso, destacou as ações voltadas para atrair investimentos e novas empresas para o estado.
Já a executiva da Fecomércio-RO, Cileide de Macedo, enfatizou a preocupação do presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, com a necessidade de Rondônia se preparar para as oportunidades geradas pelo porto de Chancay, no Peru, considerando a crescente presença chinesa na América do Sul.
O economista e analista de mercado da Faperon, Vitor Andreoni, manifestou otimismo em relação à valorização dos produtos rondonienses, especialmente cacau e café, destacando a importância de organizar melhor a produção para atender ao mercado externo.
A reunião foi finalizada com os agradecimentos do setor produtivo pela recepção e com o delegado Leonildo Camilo Rosa reafirmando o compromisso da Receita Federal em manter um canal de diálogo próximo com o setor produtivo. Ele reforçou ainda a importância do trabalho conjunto com o setor público para fortalecer o papel estratégico da Receita Federal no desenvolvimento econômico.