Em parceria com a Prefeitura do Rio, espaço foi reformado e está tendo o seu acervo renovado. Biblioteca passa a ser também uma unidade Sesc, que oferecerá serviços gratuitos de cunho educativo e socioculturais.
O Sesc RJ inaugurou, nesta terça-feira (02/07), o Sesc Botafogo – Biblioteca Machado de Assis, primeira unidade da instituição no bairro da Zona Sul do Rio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, no âmbito do programa Bibliotecas do Amanhã, que visa recuperar e modernizar espaços de leitura da cidade, ampliando a visão das bibliotecas como espaço de convivência e conhecimento.
O espaço abre as portas com um acervo renovado que já conta com 5 mil obras, disponível para consulta e empréstimos. Também já estão abertos o auditório, a sala com computadores e o espaço infantojuvenil. A biblioteca ganhará, em breve, três salas multiuso e um espaço ACT – Arte, Ciência e Tecnologia, uma marca do Sesc RJ que oferece, além de cursos, equipamentos digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até o protótipo. Com computadores, impressoras 3D e equipamentos de fabricação digital, o espaço fomentará a cultura maker e a divulgação científica.
Localizada na Rua Farani, 53, confluência dos bairros de Botafogo, Laranjeiras e Flamengo, a Biblioteca Machado de Assis foi criada em 1956 e ocupa uma antiga residência em estilo neoclássico construída pela família Castro Maya, em 1929. Em 1996, o imóvel foi ampliado com a construção do anexo, que incluiu o auditório e o salão de referência. Fechada para obras desde 2020, o local agora reabre as portas para estudo individual ou em grupo, assistência e orientação à pesquisa, e uma variedade de eventos culturais como apresentações, oficinas e debates.
“A leitura é uma atividade que estimula o pensamento crítico e fornece as bases para o exercício da cidadania. O Sesc acredita nisso, e atua fortemente para a formação de leitores. Queremos que espaços como esse sirvam como lugares de fruição e produção cultural, estudo e integração da comunidade. Ofereceremos à região tudo que o Sesc tem a oferecer no âmbito das artes e do bem-estar, assim como já estamos fazendo na Ilha do Governador”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Na inauguração, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, representando o prefeito Eduardo Paes, celebrou a reabertura da biblioteca e destacou o papel do Sesc RJ na promoção da leitura.
“Esse é mais um espaço que entregamos à comunidade em parceria com o Sesc RJ, essa instituição essencial à nossa cultura. O Rio foi eleito a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título da Unesco de Capital Mundial do Livro, em virtude da excelência de seus programas de promoção do livro e da leitura. No próximo ano, diversas ações e eventos de fomento à literatura vão ocupar a cidade. E este espaço contribuirá com isso”, declarou Calero.
Biblioteca da Ilha do Governador também foi transformada em unidade Sesc
Em abril, Sesc RJ inaugurou o Sesc Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Além da recuperação da infraestrutura e do novo acervo com 7 mil obras, a biblioteca, marco histórico e cultural da região, vem oferecendo à população uma programação sistemática gratuita de contação de histórias e exibição de filmes com o CineSesc. No próximo sábado (06/07), das 10h às 18h, acontecerá o primeiro arraiá da unidade. A entrada é franca.
O Sesc RJ vai administrar as duas bibliotecas, cedidas pela Prefeitura do Rio, por 20 anos, mantendo o caráter público e gratuito. Os dois espaços seguirão os preceitos do Biblioteca Sesc XXI, um conjunto de diretrizes nacionais da instituição que entende uma biblioteca como espaço de convivência e de conhecimento – e não apenas de acervo literário. O Sesc RJ planeja agregar as bibliotecas e seus entornos à sua agenda de atividades, levando ao local manifestações artísticas em diferentes linguagens e outros projetos reconhecidos pela sociedade fluminense.
Ambas as bibliotecas agora integram a Rede Sesc de Bibliotecas do Rio de Janeiro, hoje composta por outras 21 unidades abastecidas por mais de 72 mil obras. Ao fazer parte da rede, as duas bibliotecas terão o benefício do intercâmbio de obras, que permite aos leitores pesquisarem e solicitarem, para empréstimo, exemplares do acervo de outras unidades da rede.
SERVIÇO
Sesc Botafogo – Biblioteca Machado de Assis
Endereço: Rua Farani, 53, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10 às 19h
Contato: (21) 3513-2870 e bibliotecamachadodeassis@sescrio.org.br

Política de privacidade do Sistema Fecomércio RJ

source

Faça seu comentário

Comments are disabled.