Os números deste ano superam os registrados no período de pandemia, que estava no topo do ranking até então. Nos dois anos mais críticos da crise do coronavírus (2020 e 2021), o Mesa Brasil distribuiu 1,5 milhão e 1,4 milhão de quilos de alimentos, respectivamente. À época, a rede nacional de alimentos adequou e ampliou suas operações e passou a receber produtos de higiene e limpeza, gás de cozinha e muito mais.
O diretor regional do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal, Valcides de Araújo, ressalta que o apoio à erradicação da fome está entre as missões sociais da entidade. “O Sesc é uma instituição que trabalha com ações sociais desde o primeiro dia de sua fundação. No Mesa Brasil, nossa missão é coletar esses alimentos e fazer a distribuição para quem de fato precisa. Para nós, esse trabalho é gratificante”, reforçou.
Nos últimos três anos, as arrecadações do Sesc Mesa Brasil cresceram, em média, 20%. “Isso mostra que o pós-pandemia trouxe essa consciência da importância de doar, ajudar o próximo”, destaca a gerente do programa no Distrito Federal, Cláudia Vilhena.
Apoio ao Rio Grande do Sul
Todo o País assistiu aos desastres provocados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. As enchentes mobilizaram a população, e, claro, o Sesc Mesa Brasil mais uma vez assumiu a responsabilidade de arrecadar donativos a ajudar famílias desabrigadas, sem ter o que comer e vestir.
As unidades do Sesc-DF funcionaram como pontos de coleta, recebendo doações de alimentos, água, kits de higiene e de limpeza, agasalhos, roupas de cama, cobertores e até ração animal. Ao todo, 70 toneladas de donativos foram enviadas aos gaúchos.
Um diferencial das doações realizadas por meio do Sesc Mesa Brasil foi a triagem feita pela equipe do projeto. “Nós mandamos tudo separado por tipo de produto, só com o que realmente poderia ser utilizado. O Sesc-DF fez parceria com as Forças Armadas Brasileiras (FAB) para o envio dos donativos. A gente chegava à base aérea com tudo organizado em paletes, facilitando a entrega a quem mais precisava”, afirmou Cláudia Vilhena.
Parcerias e presença em grandes eventos
O Sesc Mesa Brasil conta com importantes parceiros na doação de alimentos. Atualmente, 111 lojas de redes de mercado são doadoras sistemáticas no Distrito Federal. Além disso, o projeto atua forte em grandes eventos, como festivais de música, partidas de futebol e nas próprias ações do Sesc-DF.
De junho a setembro, o Mesa Brasil esteve presente todos os dias no maior festival de música do DF, o Na Praia, que contou com mais de 100 atrações. Durante o evento, foram arrecadados mais de 111 mil quilos de alimentos doados na compra da meia-entrada social.
A presença no festival se deu graças à parceria com uma das maiores produtoras do País. “Para o grupo R2, o Mesa Brasil é um parceiro, talvez um dos mais importantes, porque é quem faz chegar o alimento a mais de 110 mil pessoas no DF. Então, o Mesa tem esse papel, essa importância fundamental de fazer esse mapeamento, de acompanhar, de fazer chegar alimentos a quem mais precisa”, destaca Eduardo Azambuja, um dos sócios da R2 Produções e Eventos.
Outra parceria de sucesso é com o grupo Metrópoles. Em oito eventos promovidos em conjunto, incluindo partidas de campeonato brasileiro de futebol, arrecaram-se 23 toneladas de alimentos.
As próprias ações de desenvolvidas pelo Sesc-DF, como shows do Sesc + Música, o circuito Sesc Tradições Juninas, asa atividades esportivas e as gincanas das escolas EduSesc geraram a arrecadação de 68.058kg de alimentos.
Agradecimento de quem recebe
As doações ao Sesc Mesa Brasil alcançam 361 instituições no Distrito Federal, garantindo a alimentação de 110 mil pessoas. O detalhe é que, deste número, 48 mil são crianças e adolescentes, até 16 anos, atendidas em unidades de educação.
Um exemplo é a creche Soldadinho de Jesus, que trabalha com cerca de 81 crianças no Recanto das Emas. No local, Isamar Pereira, a tia Isa, e o marido, David Paulino, trabalham no apoio a jovens em estado de vulnerabilidade social há 28 anos. Ao lado do filho Arley Pereira, eles recebem filhos de mães solteiras que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os pequenos.
“Falar do Mesa Brasil me emociona. Eu e meu marido somos aposentados e investimos o pouco que temos aqui. Às vezes ficávamos sem nada para dar às crianças. Desde que fizemos essa parceria com o Sesc, em 2011, podemos oferecer 5 refeições, do café da manhã à sopa no fim da tarde”, revela Tia Isa.
Mais que um banco de alimentos
O Sesc Mesa Brasil vai além da arrecadação de alimentos. É um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício. O programa desenvolve ações educativas com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer a gestão das entidades sociais assistidas.
Todo esse trabalho fez o Sesc Mesa Brasil ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como a maior rede privada de banco de alimentos da América Latina.
O projeto teve início em 1994, há exatos 30 anos, no Sesc São Paulo. Chegou a Brasília em 2003 e já distribuiu mais de 18 mil toneladas de alimentos
Novidades para 2025
Quem disse que em time que está ganhando não se mexe? No Sesc Mesa Brasil teremos mudanças, e para melhor. A sede do projeto vai para Samambaia, em um novo galpão com quase três vezes o espaço das instalações atuais, isso permitirá melhores condições de trabalho e possibilidade de aumento de arrecadação.
Adquiriu-se também um novo caminhão, com capacidade de 12 toneladas de carga, o que vai facilitar ainda mais a operação em casos de doações de grande porte.
Os interessados em doar ou os projetos sociais que queiram receber o apoio do Sesc Mesa Brasil podem fazer o cadastro no site do Mesa Brasil.