Convocação pública para circulação de espetáculos no interior, programação solidária em prol de artistas e grandes eventos são destaques

O Sesc no Rio Grande do Sul lançou diversas iniciativas de incentivo à retomada do setor cultural frente às consequências das enchentes que assolam o estado desde o fim de abril. Até 17 de junho, uma convocação pública nomeada como “Nossa Arte Circula RS” receberá inscrições de artistas de circo, teatro, dança, música e literatura para uma série de circuitos culturais que serão realizados em diversas cidades gaúchas. No dia 08, o “Recomeça Teatro”, no Sesc Alberto Bins, em Porto Alegre, iniciou uma programação de espetáculos porto-alegrenses e da Região Metropolitana, com ingressos solidários para arrecadar doações para a classe artística. Além disso, o espaço cultural do Sesc na Capital Gaúcha também abriu, no dia 10, um edital de ocupação, com 90% do valor da bilheteria arrecadada nas apresentações garantido para os contemplados.

As inscrições para o edital do “Nossa Arte Circula RS” vão até o dia 17 de junho, e os resultados devem ser divulgados já no dia 27. 60 atrações serão selecionadas e divididas nos circuitos, que contemplarão 30 cidades do interior gaúcho. Cada circuito será fechado com três cidades, composto por duas atrações de artes cênicas, duas de música e duas atividades de literatura. A programação, por município, ocorrerá num mesmo dia, com entradas gratuitas para o público. Em agosto, as primeiras cidades a receber o projeto são Passo Fundo, Erechim e Frederico Wesphalen. Na segunda etapa, será a vez de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo. Até dezembro, acontecerão circuitos em Alegrete, Uruguaiana, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Lajeado, Carazinho, Palmeira das Missões, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Gravataí, Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Farroupilha, Caxias do Sul e Vacaria.  

 Artistas profissionais, representados por pessoa jurídica, residentes do Rio Grande do Sul, interessados em participar devem se inscrever através do formulário https://forms.gle/To6Q8P7zFimKY52j7. Não são aceitos espetáculos ou apresentações inéditas. No momento do cadastro, é necessário preencher informações sobre o espetáculo, especificações técnicas, histórico dos artistas, dentre outros dados. No caso da música, a inscrição é para duplas ou grupos de até seis participantes. Já no caso da literatura, é possível enviar propostas de performances literárias, mediações de leitura e oficinas. As apresentações de artes cênicas precisam ser enviadas em vídeo para avaliação, que será realizada por colaboradores do Sesc-RS. Divididas na agenda de circuitos, cada atração selecionada participará, ao todo, de três apresentações. O cachê, custos de produção, divulgação, transporte e hospedagem são mantidos pelo Sesc-RS. O edital completo pode ser consultado no site www.sesc-rs.com.br/convocatoria-nossa-arte-circulaDúvidas podem ser sanadas pelo e-mail artesescrs@sesc-rs.com.br  

Além disso, o Teatro do Sesc Alberto Bins recebe, até 29 de junho, inscrições para ocupação, de agosto até dezembro. O edital, que pode ser consultado no site www.sesc-rs.com.br/albertobins/, foi adaptado para ampliar o retorno de bilheteria aos grupos contemplados nas áreas de teatro, dança e circo: 90% da arrecadação será repassada aos artistas. Serão selecionados 12 espetáculos, sendo cinco vagas destinadas para grupos que não sejam da Região Metropolitana de Porto Alegre. O formulário de inscrição está disponível no link https://forms.gle/oo4JPcDDyafimmFj8. O resultado sai no dia 09 de julho.  

Retorno de renomados eventos culturais, como o 18º Festival Palco Giratório Sesc, estão confirmados 

Para além dessas ações, o Sesc-RS estimula o setor cultural através de eventos. Dentre os principais festivais de artes cênicas do Sul do País, o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre seria realizado em maio e precisou ser adiado por conta da tragédia climática. Uma nova data já está confirmada para a sua realização: de 31 de outubro e 14 de novembro.

As Aldeias Sesc também estão confirmadas para o segundo semestre. A 17ª Aldeia Sesc Capilé, em São Leopoldo, será de 14 a 18 de agosto. Em Santa Rosa, a 7ª Aldeia Ivy Pitã acontecerá de 23 a 27 de outubro. Em Caxias do Sul, a 11º edição do evento será realizada de 04 a 10 de novembro. Já em Passo Fundo, a 2º Aldeia Sesc acontece de 05 a 09 de novembro.  

O Sesc-RS, além disso, intensifica as apresentações culturais em escolas públicas com o projeto Teatro a Mil. 176 sessões já estão confirmadas entre junho e novembro, através do talento de 15 grupos de artistas gaúchos, em várias cidades do Estado. A estimativa é de que o projeto contemple em torno de 60 mil estudantes até o final do ano. 

 Mobilizações em prol do estado  

Diante do estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Rio Grande do Sul em função dos temporais, enchentes, inundações e deslizamentos de terra que assolaram a região, o Sesc em articulação com as outras entidades Sistema CNC-Sesc-Senac, está mobilizado para auxiliar as muitas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Já foram arrecadados mais de 8,7 milhões de reais entre doações do Sistema Comércio, parceiros e pessoas físicas. Além disso, unidades da instituição em diversas regiões estão recebendo doações. Quem quiser participar dessa corrente de solidariedade pode fazer uma doação de qualquer quantia via Pix para mesabrasil@sesc-rs.com.br ou depósito/transferência para Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020

The post Sesc-RS lança iniciativas de incentivo à retomada do setor cultural após as enchentes  first appeared on Portal do Comércio.

Faça seu comentário

Comments are disabled.