A Semana do Consumo Consciente, de 15 a 18 de outubro, ganhou destaque com as ações promovidas pelo SINALIMENTOS/RO, Sindicato que integra a base sindical da Fecomércio-RO. O objetivo da campanha buscou sensibilizar empresas e consumidores sobre a importância de práticas sustentáveis no uso de alimentos, alinhando-se às diretrizes do Programa Ecos Sustentabilidade da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Com o Brasil figurando entre os países que mais desperdiçam alimentos, o SINALIMENTOS/RO ressalta a necessidade urgente de mudança de comportamento, visando reduzir os 30% de desperdício reportados pelo IBGE. Para o Sindicato, o uso consciente dos recursos alimentares é um esforço para mitigar o impacto ambiental, auxiliando no enfrentamento de questões sociais, como a insegurança alimentar.
As diretrizes do Programa Mesa Brasil, do Sesc, também estão alinhadas a essas propostas da Semana do Consumo Consciente, reforçando o compromisso com a redistribuição de alimentos e a redução de perdas. O Mesa Brasil atua como uma ponte entre empresas doadoras e instituições sociais, levando alimentos em perfeitas condições de consumo para comunidades carentes, e trabalha diretamente na conscientização para evitar o desperdício. O SINALIMENTOS/RO, por meio dessas ações, colabora para expandir os novos hábitos alimentares e fortalecer o impacto social das iniciativas.
O empresário João Gonçalves, presidente do SINALIMENTOS/RO, é um dos principais parceiros do Mesa Brasil em Rondônia, com doações frequentes que fortalecem as ações do programa. “Estamos comprometidos não só com a redução de desperdícios nas empresas, mas também com o impacto social positivo que a doação desses alimentos pode gerar”, destacou.
Durante a Semana do Consumo Consciente, o SINALIMENTOS/RO promoveu orientações sobre planejamento de compras, armazenamento adequado dos alimentos e o reaproveitamento de sobras. A entidade incentiva empresas a adotarem práticas mais eficientes na gestão de estoques, além de promoverem a doação de alimentos excedentes, evitando o descarte e contribuindo para a sustentabilidade.
Essa mobilização abrange todos os elos da cadeia produtiva, buscando criar uma cultura empresarial e social voltada para o consumo responsável e o desperdício zero. Com o apoio do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio/RO, o SINALIMENTOS/RO reafirma sua atuação, promovendo ações que integram responsabilidade ambiental e compromisso com a sociedade.
A Semana do Consumo Consciente foi um convite para todos refletirem sobre a importância de práticas diárias que reduzam o desperdício de alimentos e preservem os recursos naturais para as próximas gerações.
“Queremos contribuir com a conscientização tanto de nossas empresas do setor alimentício quanto dos consumidores sobre a importância de adotar práticas mais sustentáveis no uso de alimentos. Em um cenário onde milhões de brasileiros enfrentam a fome, não podemos ignorar o impacto que o desperdício tem na sociedade e no meio ambiente. Durante a Semana do Consumo Consciente, queremos reforçar que pequenas mudanças, como planejar melhor as compras e reaproveitar alimentos, podem gerar grandes resultados. Nosso compromisso é promover um consumo mais racional, beneficiando tanto o setor quanto a população”, conclui João Gonçalves.