O Sistema Fecomércio-RO, promove uma iniciativa que une sustentabilidade, capacitação profissional e empreendedorismo. O curso de fabricação de ecobags (sacolas ecológicas), utilizando banners recicláveis, está desenvolvendo materiais aplicados em produtos com valor comercial, ao mesmo tempo em que capacita mulheres para o mercado de trabalho e para a geração de renda. A ação integra o Programa Ecos Sustentabilidade, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que busca conciliar desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
A primeira turma, composta por 13 alunas, foi concluída em agosto, e em outubro mais um grupo de cerca de 20 alunas, foi formado no Centro de Educação Profissional do Senac Ariquemes. Novas turmas já estão previstas, ampliando o alcance da iniciativa. O reaproveitamento de banners plásticos, que poderia levar séculos para se decompor, reduz o descarte inadequado e a poluição, promovendo uma economia circular. Cada ecobag confeccionada simboliza uma solução criativa para o reaproveitamento de resíduos e o fortalecimento de renda das famílias.
Além do benefício ambiental, o curso tem um impacto social significativo, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. Elas recebem treinamento técnico em corte, costura e reaproveitamento de materiais, tornando-se aptas a iniciar seus próprios negócios individuais ou buscar oportunidades no mercado.
Desenvolvido pela CNC, sob as orientações do Presidente José Roberto Tadros, o Programa Ecos orienta o Sistema Comércio a integrar práticas sustentáveis em suas atividades. A proposta vai além da capacitação técnica, buscar ainda sensibilizar as participantes para a importância de adotar práticas ambientalmente responsáveis em suas famílias, emprego e negócios. Em Rondônia, o curso de ecobags evidencia essa visão, gerando benefícios ambientais tangíveis ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento social e econômico.
Segundo o Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, “com o curso de fabricação de ecobags, o Sistema Fecomércio-RO, por meio do Senac, cumprindo as diretrizes do Programa Ecos, reafirma sua posição como agente transformador, oferecendo capacitação profissional alinhado à preservação ambiental. Essa conexão entre educação, reciclagem e empreendedorismo representa uma visão inovadora para um futuro mais sustentável”, concluiu.